A importância de investir em seu quadro de funcionários

Para uma empresa, a rotatividade de funcionários representa altos custos, e por isso é fundamental investir no bem-estar e na qualificação daqueles que já estão integrados ao quadro da empresa.

Por que é importante reter bons colaboradores?

A forma como os colaboradores da sua empresa se sentem reflete diretamente nos seus resultados.

A capacidade de execução e a habilidade de se reinventar diariamente são essenciais para enfrentar os desafios que surgem e elas precisam ser desenvolvidas e estimuladas constantemente.

Além disso, com a mudança de comportamento dos consumidores, hoje é muito importante proporcionar uma excelente experiência ao cliente. E seus funcionários farão justamente o papel de intermediário entre o cliente e a empresa, ou seja, precisam representar adequadamente o que a empresa deseja transmitir sobre a marca, os produtos ou serviços.

Como investir nos seus funcionários?

Existem diversas formas de investimento nos funcionários. Pode ser através de salários mais altos, benefícios, manutenção de ambiente de trabalho agradável, bonificações e incentivos e da qualificação profissional.

Alguns desses elementos estão relacionados à motivação e outros a capacitação propriamente dita.

A importância da motivação profissional

A motivação é variável. Algo que motiva uma pessoa pode não oferecer o mesmo resultado em outra, ainda assim existem algumas práticas que contribuem.

Oferecer um propósito à equipe ajuda a gerar engajamento e a fazer com que eles percebam que o trabalho é importante. É preciso fazê-los entender uma razão maior para a realização do trabalho, e não apenas porque o chefe quer.

Conhecer as características dos funcionários é fundamental para identificar qualidades que podem ser melhor aproveitadas.

Isso gera reconhecimento e faz o funcionário se sentir valorizado, realizando uma atividade que gosta e desempenha bem.

Dar feedback é muito importante, mas evite fazer reuniões apenas para cobrar ou dar broncas. Nesses casos é melhor chamar o funcionário em particular e conversar.

A importância da qualificação profissional

Nos últimos anos o mercado mudou consideravelmente e a cada dia a competitividade está ainda mais acirrada. As empresas precisam encontrar formas de se destacar e de produzir mais, utilizando menos recursos.

Poucas ações geram tantos benefícios para a empresa como o investimento em capacitação e treinamento de funcionários.

A educação corporativa incentiva o aumento da capacidade intelectual dos profissionais, das habilidades e aumenta o comprometimento com a empresa, reduzindo os casos de atrasos, faltas, improdutividade, desperdícios e muitos conflitos internos.

Além do benefício óbvio de ter uma equipe com maior capacidade de resolução de problemas, ainda existem outros benefícios como o aumento da produtividade, a retenção de talentos e a redução de custos.

Aumento da produtividade

Um funcionário desmotivado não se interessa pelos objetivos da empresa, não se esforçando também para atingir suas metas de produtividade. Ao contrário, quando o colaborador se sente valorizado pela empresa, busca dar o seu melhor, se empenha para realizar os objetivos e contribuir com o crescimento do negócio.

Retenção de talentos

Está cada vez mais difícil encontrar profissionais prontos no mercado e por isso, as empresas estão investindo na capacitação deles para as funções que serão desempenhadas no negócio.

Esse tipo de ação é muito valorizada pelos talentos dessa geração, que estão em busca de crescimento profissional constante. Dessa forma fica mais fácil reter os melhores profissionais na sua empresa.

Redução de gastos

A redução de gastos, nesse caso, acontece naturalmente através da melhoria da qualidade de trabalho e de vida dos colaboradores, que evitam faltas e se empenham em serem mais produtivos para colaborar com a empresa.

Como investir na empresa para aproveitar melhor seus funcionários

Mas é claro que apenas investir na capacitação dos funcionários não é garantia de bons resultados. Se a equipe não tiver acesso a recursos que facilitam o trabalho e o torna mais eficiente, a produtividade ficará comprometida e todo o restante do processo também.

Investir em ferramentas de gestão ajuda a organizar processos e informações, garantindo a eficiência necessária para o melhor desempenho dos colaboradores.

Contar com um sistema de gestão empresarial, por exemplo, permite que todos os dados a empresa sejam facilmente registrados e que se mantenham em segurança, eliminando muitas etapas manuais, que geram erros e retrabalho.

Com os módulos específicos e integrados, é possível controlar diversos setores como o estoque, recebimentos e pagamento, cadastro de clientes e fornecedores, vendas, emissão de notas fiscais, além de realizar uma gestão financeira e contábil mais eficiente.

Tudo isso contribui para a melhora na tomada de decisões importantes, oferecendo dados e informações que impactam nos investimentos.

Agora você já sabe qual é a importância de investir em seu quadro de funcionários. Analise quais são as melhores formas de realizar esse investimento e comece hoje mesmo a planejar suas ações.

Autor convidado: 

Isabella Soares, formada em Publicidade pela PUC Minas, Analista de Marketing no GestãoClick, um software de gestão empresarial que ajuda milhares de empresas a organizar e aumentar suas vendas diariamente.

[cp_modal display=”inline” id=”cp_id_9f7ee”][/cp_modal]

Related Post
Transformação Digital do RH: guia completo para sua empresa

Neste guia básico sobre transformação digital, examinamos o que é RH digital, quais os benefícios e como viabilizar essa transformação Leia mais

5 benefícios da assinatura eletrônica para departamentos de RH

Lidar com a  papelada é o maior desafio dos profissionais de RH que precisa ser vencido para alcançar seus objetivos Leia mais

  • Readers Rating
  • Rated 4.8 stars
    4.8 / 5 (2 )
  • Your Rating


No Comments

Post A Comment