5 benefícios do armazenamento em nuvem

5 benefícios do armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem oferece valiosas soluções para empresas de todos os tamanhos. Neste post, destacamos cinco benefícios.

O que é o armazenamento em nuvem?

5 benefícios do armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem abrange todas as soluções de armazenamento remoto.

Ou seja, seus dados, ao invés de estarem armazenados em seus discos rígidos ou memórias, estão disponíveis em servidores remotos e acessíveis via Internet.

Em síntese, é um serviço em que os dados são mantidos, gerenciados e armazenados em backup remotamente.

Portanto, os arquivos armazenados online podem ser acessados de qualquer local por meio da Internet.

Em vista disso, nos últimos, as organizações de pequeno e médio porte tem dado preferência a essa solução para o armazenamento de dados digitais.

De modo geral, armazenar remotamente versus localmente oferece enormes vantagens para consumidores e empresas.

Por isso, listamos neste post 5 benefícios. Acompanhe-nos e confira como manter todos os documentos importantes para o seu negócio em segurança.

1 – Acessibilidade e sincronização

Em primeiro lugar, podemos citar a acessibilidade como principal vantagem do armazenamento em nuvem. Visto que todos os dispositivos usados diariamente tornam-se pontos de acesso.

Nessa lista, pode se incluir tablets, smartphones, desktops, laptops e muito outros.  Portanto conectado a um desses aparelhos, você pode acessar seus dados em qualquer local com acesso à Internet.

Além da mobilidade e acessibilidade, essa solução elimina a perda de tempo de ter que transferir arquivos entre dispositivos.

E graças ao benefício da sincronização, os arquivos permanecem os mesmos em todos os dispositivos, pois são atualizados automaticamente quando você faz alterações. Logo, você sempre terá a versão mais recente de um arquivo.

2 – Economia de custos

O segundo benefício e, talvez o mais importante para muitos empresários, é a vantagem de custo.

O armazenamento em nuvem geralmente é mais acessível porque os provedores distribuem os custos de sua infraestrutura e serviços entre diversas empresas.

Ademais, ao mover seus dados para a nuvem, elimina-se o custo de hardware e manutenção, além do tempo necessário para concluir os backups de roteamento manualmente.

O que pode resultar em economias de custo significativas. Soma-se a isso o aumento de produtividade. Visto que se reduz os custos de gerenciamento e também a contratação de pessoal extra de TI.

Por conseguinte, os administradores podem se concentrar e direcionar o tempo ganho em outras tarefas mais importantes.

3 – Ferramentas de colaboração

5 benefícios do armazenamento em nuvem

Se você está acostumado a enviar dezenas de e-mails apenas para compartilhar arquivos, o armazenamento em nuvem se mostra como uma solução bastante vantajosa.

Já que é possível compartilhar desde um único arquivo ou uma pasta cheia de documentos de forma simplificada e sem perda de tempo.

Além disso, muitos serviços de armazenamento são mais do que apenas lugares para colocar seus dados. Alguns serviços permitem que as equipes colaborem entre si, disponibilizando recursos de edição para usuários autorizados.

E, o melhor, todas as alterações feitas são salvas automaticamente e compartilhadas com todos os colaboradores.

4 – Recuperação de seus dados

Quando você faz backup de seus dados em um disco rígido externo, na verdade, pode estar apenas adiando a perda de arquivos por um período de tempo.

Visto que os discos rígidos externos são tão suscetíveis a danos ou perdas quanto o PC.

Além disso, se ocorrer um incidente, você não terá que enfrentar uma perda de dados catastrófica. Ao invés disso,  poderá recuperar backups de seus arquivos originais e restaurá-los com muita mais rapidez e facilidade.

5 – Segurança

Graças ao armazenamento em um data center, o armazenamento oferece segurança em nível corporativo. Também não há pontos de falha na nuvem, pois os dados são submetidos a backup em vários servidores.

Isso significa que, se um servidor falhar, seus dados permanecerão seguros, pois estarão armazenados em outros locais.

Além disso os dados são criptografados e usuários não autorizados não podem acessar os arquivos. De modo geral,  o provedor da nuvem oferece medidas de segurança a um nível corporativo, o que pode ser visto como um excelente custo-benefício para pequenas empresas.

Conclusão

Quando você opta pelo armazenamento em nuvem, tudo o que você precisa dentro do seu escritório é um computador e uma conexão à Internet.

Muito do seu hardware de servidor não será mais necessário, o que economiza espaço físico e elimina a necessidade de manutenção e contratação de funcionários.

Para isso, no entanto, você precisa escolher um provedor que poderá manter, gerenciar e oferecer suporte.

Portanto, transferir documentos online para a nuvem é uma das decisões mais importantes a ser considerada.

Com seus arquivos armazenados com segurança, você não precisa entrar em pânico com a perda do seu laptop ou com a quebra do disco rígido externo.

Mesmo quando um computador é perdido ou roubado, você ainda poderá acessar seus documentos por meio da nuvem.

[cp_modal display = “inline” id = “cp_id_9f7ee”]

Related Post
Como registrar a sua marca em 2021?
Por que registrar a sua marca em 2021?

Neste artigo, vamos orientá-lo sobre o que é uma marca registrada e todos os procedimentos que você precisa conhecer para Leia mais

Editor Juridoc – Criar seus próprios modelos de contratos nunca foi tão fácil

Juridoc é uma plataforma online com recursos incríveis que vão profissionalizar a sua gestão de contratos.  Nesta postagem, vamos explicar Leia mais

  • Readers Rating
  • Rated 4.8 stars
    4.8 / 5 (2 )
  • Your Rating


No Comments

Post A Comment