Política de Privacidade: como proteger sua loja online?

Política de Privacidade: como proteger sua loja online?

Se você vende produtos ou serviços online, sua loja deve incluir uma Política de Privacidade. Listamos neste post o que é e como elaborar este documento para proteção de seus negócios.

O que é Política de Privacidade?

De forma resumida, a Política de Privacidade é utilizada para informar aos usuários de um site como suas informações pessoais serão coletadas, armazenadas e compartilhadas.

Por exemplo, ela deverá ser divulgada sempre que os clientes se registram para acessar um site ou inscrever-se em um boletim informativo, entre outras ações.

Logo, se você tem uma loja online no qual é necessário coletar as informações mais diversas, como nome, telefone, endereço físico, dados bancários, entre outros para o atendimento e suporte, esta política será ainda mais  relevante.

5 dicas para criar seu site de vendas na internet

Portanto, esses termos têm relação direta com a coleta e o gerenciamento de dados fornecidos pelos clientes. Sem dúvidas, esses dados todo o comércio eletrônico precisa obter para efetivar suas transações comerciais.

Por isso, é fundamental divulgar o que será feito com essas informações. Vale destacar também que esta política deve ser específica e individual para o seu negócio.

Igualmente, deve estar de acordo com a legislação aplicável ao setor e localização geográfica de cada empresa. Além do mais, deve abranger as regras e regulamentos vigentes em todos os lugares em que seus clientes residem.

Como a Política de Privacidade pode proteger os seus negócios?

Política de Privacidade: como proteger sua loja online?

Em primeiro lugar, a maioria dos países em todo o mundo exigem que sites de comércio eletrônico e aplicativos para dispositivos móveis exibam uma Política de Privacidade clara e abrangente.

Essa política é essencial para limitar a sua responsabilidade e garantir a conformidade com as leis de privacidade tanto de sua jurisdição, como internacionais (se for o caso).

Em vista disso, a natureza sensível das informações pessoais coletadas para gerenciar uma loja online merece atenção especial.

Inclusive na União Européia (UE) entrou recentemente em vigor uma ampla legislação, o Regulamento Geral de Proteção de Dados – GDPR. 

Esse regulamento visa a proteção máxima para as informações privadas coletadas de cidadãos da UE. Essas diretrizes impõe regras para o e-commerce e outros sites que operam na UE, localizados ou não nesta jurisdição.

Dado o contexto, não ter uma Política de Privacidade que seja fácil de entender pode ser uma grande lacuna nos seus negócios.

O que a minha Política de Privacidade deve divulgar? 

Antes de tudo, quando você elabora a sua Política de Privacidade, é preciso saber como formatar o seu conteúdo. Ou seja, você deve estar ciente das particularidades da sua empresa e o que tem relevância para o seu cliente.

Para isso, deve-se avaliar quais informações são colhidas direta e indiretamente. Também não deixe de averiguar  quais as informações que você precisará obter futuramente. Deste modo, já pode incluí-las no seu documento.

Por conseguinte, descreva quais os métodos utilizados ​​para coletar, gerenciar e compartilhar dados do cliente com terceiros, como o Google Analytics, o AdSense, entre outros.


Confira a lista de informações pessoais que devem ser protegidas:  

– Nome e sobrenome

– Gênero

– Data de nascimento

– Endereço de correspondência

– Endereço de e-mail

– Números de telefone

–  Emprego

– Formação

– Informação do cartão de crédito

– Cookies do site

– Contas de mídia social

– Conteúdo de suporte ao cliente


Por que o seu site precisa de uma política personalizada?

Com certeza, a sua loja online dispõe de muitos fatores exclusivos que vão determinar o tipo de privacidade que você precisa ter.

Por exemplo, os produtos que você comercializa, os clientes que você atende e as formas de pagamento aceitas vão ditar os seus termos.

Do mesmo modo, aspectos relacionados ao marketing (anúncios) e como terceiros interagem com seu site vão influenciar nos detalhes de seu conteúdo.


Portanto, seu documento definirá com precisão o tipo de dados que você obtém e a forma como você os coleta. Acrescente-se a isso o modo como são armazenados e o motivo pelo qual você os conserva. 


Também vale destacar que à medida que as diretrizes da sua empresa mudam, você deve atualizá-las. Isto é, esteja preparado para revisar sempre que necessário seus termos e condições.

Desde já, é importante que todo empreendedor saiba também que elaborar uma política de privacidade não deve ser pensado apenas sob a perspectiva legal.

Juntamente com os termos de uso, sua política estabelece uma relação de confiabilidade e transparente com seus clientes.

Por outro lado, esse documento pode inclusive ajudar a melhorar o SEO do seu website. Visto que os resultados de buscas classificam os sites confiáveis e de qualidade.

Como criar sua política de privacidade?

Basicamente, como percebemos sua política de privacidade precisa ser um documento bem escrito e cumprir as exigências de proteção legal do seu usuário.

Então, se você deseja cumprir todos estes requisitos e garantir a proteção da sua loja online sem perder tempo e dinheiro, acesse a nossa plataforma online.

Com alguns cliques, você vai descobrir como elaborar sua política de privacidade e outros documentos para lançar seu website com segurança.

[cp_modal display = “inline” id = “cp_id_9f7ee”]

Related Post
7 estratégias para otimizar as vendas do seu e-commerce
7 estratégias para impulsionar as vendas do seu e-commerce

Como gerar mais vendas no seu site de comércio eletrônico? Aqui estão sete dicas de como impulsionar suas vendas. Como gerar Leia mais

Como montar sua Política de Privacidade?
Como montar uma política de privacidade

Neste artigo, você descobre como montar a política de privacidade para o seu website. Por que uma política de privacidade? Leia mais

  • Readers Rating
  • Rated 4.5 stars
    4.5 / 5 (1 )
  • Your Rating


No Comments

Post A Comment