Como abrir uma empresa de limpeza?

Como abrir uma empresa de limpeza?

Se você já pensou em abrir uma empresa de limpeza, talvez seja este o momento. Há alguns anos o setor de  limpeza tem apresentado um crescimento expressivo. Veja como começar seu próprio negócio.

Qual o mercado para empresas de limpeza? 

Antes de mais nada, é preciso dizer que as estatísticas do segmento de limpeza apontam que o setor tem um grande potencial de crescimento. A princípio, esta alta é tanto para os serviços residenciais (direto ao consumidor) quanto para os serviços comerciais (indústria).

De acordo com estes dados, 66% das empresas empregam até 20 funcionários. Grandes empresas, que representam 5% deste nicho, têm uma média acima de 500 funcionários.


Poucos setores oferecem uma variedade de opções e oportunidades como o mercado de limpeza sendo uma grande tendência de negócios em função da sua configuração e demanda.  


Por isso, iniciar um negócio de limpeza pode ser mais simples se a ideia for prestar serviços limpeza domésticos. A princípio, você não precisará de grandes investimentos. Geralmente, você usará os suprimentos de limpeza de seus clientes e as despesas extras serão mais leves.

No entanto, se você pretende ter uma empresa que presta serviços comerciais, o investimento poderá ser um pouco maior, assim como o planejamento. De fato qualquer um dos dois podem levá-lo ao caminho do empreendedorismo e a oportunidade de obter rendimentos satisfatórios.

Mas como todo o negócio, este tipo de empresa exige que você preste atenção a algumas etapas e procedimentos legais. Vamos lá! Acompanhe-nos neste artigo e descubra hoje mesmo como abrir a sua empresa de limpeza.

1 – Decida qual será o foco: residencial ou comercial

A indústria de limpeza tem dois nichos principais de mercado: residencial e comercial. Primeiro você precisará se decidir se limpará casas ou clientes corporativos. 


Como abrir uma empresa de limpeza?


Os serviços voltados para o consumidor consistem principalmente em serviços gerais de limpeza residencial. Já o que tangem à limpeza comercial incluem serviços de zeladoria, limpeza especializada para carpetes, janelas, entre outros.

Assim, recomenda-se focar em um nicho e se concentrar na criação de um negócio com um foco mais específico. Mas dependendo da sua capacidade de investimento e disponibilidade de gerenciamento é possível atender diferentes mercados.

2 – Estabeleça um plano de negócios

Um plano de negócios é indispensável para abrir uma empresa bem-sucedida. Mas como iniciar um plano de negócios? A forma mais simples e que funciona é elaborar uma pesquisa e analisar desde a concorrência aos clientes e potencial. Além disso, é preciso responder as principais perguntas que serão o fio condutor do seu negócio.


Como abrir uma empresa de limpeza?

Você precisa planejar se vai abrir a empresa sozinho ou se terá sócios. Terá que contratar funcionários? Qual será o seu papel na empresa e quanto tempo poderá se dedicar.


Também deverá ser realista em relação a suas habilidades pessoais como empreendedor e administrador. No seu plano de negócios também deverá constar o investimento que será realizado, local que pretende sediar a empresa.

Como os serviços serão realizados na residência ou estabelecimento comercial do cliente, talvez, não seja necessário pensar em locar ou comprar um espaço. Mas será necessário pensar na sua locomoção e dos funcionários.

Em relação ao orçamento, terá que decidir como e quanto pagará seus funcionários e também as despesas que terá para abertura da sua empresa, visto que será necessário se formalizar e obter as licenças legais.

Parece uma lista extensa demais para um negócio que aparentemente parece simples de empreender? Pode parecer que sim, mas o planejamento vai guiá-lo e prepará-lo para empreender com mais segurança.

3  – Planeje  seus custos operacionais

Se você tiver uma capacidade de investimento para a compra de equipamentos, a empresa já terá maior fôlego para começar.  Faça um levantamento completo de seus ativos, como poupança, imóveis e outros investimentos. Não descarte também a sua linha pessoal de crédito para dar início ao seu pequeno negócio.


Como abrir uma empresa de limpeza

Independente se a empresa iniciar com capital próprio ou financiamento, é indispensável orçar seus custos operacionais e determinar o quanto será necessário gerar de receita para cobrir as despesas.


Ao criar seu orçamento, defina o preço que cobrará pelos seus serviços. Com base no seu plano de negócios, descubra quais serão os seus custos e o quanto terá que cobrar para equilibrar a receita. Pesquise também o que as outras empresas de limpeza estão cobrando. Você terá que buscar a melhor forma de cobrança para o seu negócio, que poderá ser por hora, metros quadrados ou por empreitada.

4 – Estabeleça uma estratégia de marketing

Antes de mais nada é preciso saber que sempre que você abre um negócio, é preciso pensar em uma estratégia de marketing. Quanto mais foco tiver o seu negócio, mais fácil será elaborar um plano para divulgação da sua empresa. Acima de tudo, quando se cria um serviço, as pessoas precisam saber o que você faz e o seu diferencial.


Como abrir uma empresa de limpeza?

 O primeiro passo para anunciar o seu negócio e criar site para listar os serviços que você oferece, informa a sua área de atuação e informações de contato.


Assim, criar um website ajuda a divulgar seus serviços e criar campanhas de descontos. Para este tipo de negócio, também será necessário criar cartões de visita e panfletos. Todo o material corporativo deve constar nome e telefone da sua empresa para que as pessoas possam encontrá-lo.

5 – Escolha um nome e formalize a sua empresa

Abra sua empresa

Primeiro, escolha um nome interessante e cativante para atrair o interesse de seus potenciais clientes. Faça uma pesquisa prévia para ter exclusividade no nome escolhido. Se a ideia é expandir e crescer, não esqueça de planejar o registro de marca.

Ao mesmo tempo, verifique no seu município quais as licenças necessárias para a abertura de um serviço de limpeza profissional. Feito isso, você deve analisar qual a melhor estrutura jurídica para o seu negócio.

Em síntese, o tipo jurídico da sua empresa determinará a forma como você pagará seus impostos, além de aspectos como responsabilidade pessoal. Da mesma forma, definirá a exigência mínima de capital social para abertura da empresa.

Você pode decidir pela abertura de uma empresa individual (EI ou EIRELI) ou uma Sociedade Limitada, se a ideia é ter um sócio como parceiro de negócios. Também é possível optar pela modalidade de Microempreendedor Individual – MEI, se o faturamento não for superior a R$ 81 mil anuais.

O passo seguinte para obter o CNPJ da sua empresa de limpeza é o registro Junta Comercial do seu Estado e a inscrição na Receita Federal. Logo após, será necessário obter alvará de funcionamento na prefeitura do município de instalação. Ainda existem outros procedimentos, como o cadastro na Caixa Econômica Federal para o sistema de “conectividade social”.

Mas se você deseja simplificar estes processos e abrir a sua empresa de forma 100% online e com segurança e rapidez, consulte os serviços da Juridoc.

[cp_modal display = “inline” id = “cp_id_9f7ee”] 

Related Post
Empresa Individual: tudo o que você precisa saber para empreender
Empresa Individual: tudo o que você precisa saber para empreender

O desafio de abrir uma empresa inicia com a escolha da estrutura jurídica. Para ajudá-lo, vamos esclarecer as suas principais Leia mais

5 documentos que a sua empresa deve manter sempre em dia

Existe uma série de documentos que a sua empresa deve manter sempre em dia para evitar multas e penalidades. Quais Leia mais

No Comments

Post A Comment

Gestão de ciclo de vida do contrato

(PDF Grátis)

Receba o guia completo e as melhores práticas sobre gestão de contratos em seu e-mail