Como definir o ROI do software de gestão de contratos?

Para calcular o Retorno sobre Investimento (ROI) do seu software de gestão de contratos, você deve primeiro entender a contribuição comercial e os valores agregados que seu sistema oferece. Confira.

[toc]

Entenda a contribuição do software de gestão de contratos para o seu negócio

A função do software de gestão de contratos é simplificar o processo do contrato, tornar as revisões mais eficientes, gerar relatórios de fácil leitura, aprimorar a conformidade e acelerar a negociação. Além de servir como repositório central de contratos e documentos relacionados.

Em vista disso, qualquer cálculo de Retorno sobre Investimento (ROI) precisará levar em conta o valor gerado por cada uma das funções citadas acima.

Com esse valor em mãos então é mais fácil comparar e contrabalancear os custos do software, sua implementação e manutenção.

Ainda sobre os diversos valores que o sistema oferece podemos citar rapidamente a eliminação de tarefas intensivas ​​e repetitivas que uma pessoa da equipe teria que fazer e mais eficiência e colaboração em equipe.

Por outro lado, o valor pode estar relacionado à conformidade, visto que este é um benefício que resulta em menos multas por cumprimento de contratos. Outra economia fácil de entender é a relacionada à automação que ajuda na economia de tempo e custos com papel, colaboradores, arquivos físicos, entre outros elementos.

Soma-se a isso menos perdas financeiras relacionadas à renovação e a rescisão de contratos de baixo desempenho.

Após essa rápida análise, confira abaixo, todos os valores que podem ser medidos.

1 – Redução de tempo

A redução de tempo que a equipe gasta elaborando, revisando e negociando contratos é um dos principais valores que devem ser medidos.

As ferramentas que automatizam o trabalho reduzem a quantidade de tempo necessária para concluir tarefas relacionadas à criação de novos contratos.

De modo geral, a automação elimina:

  • O arquivamento manual de documentos
  • O tempo gasto com  pesquisa de documentos de contrato perdidos ou incorretos
  • Emails e outras comunicações utilizadas no envio de lembretes
  • Tempo excessivo para criação  de relatórios e rastreamento de KPIs

2 – Redução dos custos legais

Segundo a Goldman Sachs, o uso de um software de gestão de contratos reduz em 20% a média de horas gastas em contratos, o que impacta diretamente no tempo de trabalho com advogados e outros colaboradores.

Vale notar que a economia com custos legais reduzidos serão maiores para as empresas que utilizam advogados externos para a revisão de seus contratos.

Em síntese, quanto melhor controle sobre todo o ciclo de vida do contrato, menos dinheiro será gasto com os advogados revisando os rascunhos do contrato.

Para além disso, os custos legais também são reduzidos quando se aprimora a conformidade e evita-se as disputas contratuais.

3 – Eficiência Organizacional

Outro valor importante é a melhora a eficiência organizacional, o que está diretamente relacionado com o custo das revisões e auditorias, graças aos recursos de coleta de dados de análises do sistema.

Dessa forma, as revisões levam menos tempo porque todos os documentos relevantes são mais fáceis de localizar e processar.

Quanto menos tempo gasto com relatórios, mais rápidas se tornam as pesquisas, mais eficientes e menos custosas.

4- Prevenção de perdas financeiras

O uso do software de gestão de contratos não apenas reduz os custos de mão-de-obra, mas também aumenta a receita, visto que a falta de cumprimento das obrigações podem levar a perdas significativas da receita. 

Com o gerenciamento digital, a complexidade de alterar contratos, rastrear e colaborar no processo é eliminada.  Logo fica claro como calcular a economia que o sistema oferece ao se eliminar o desperdício de pagamento em excesso das taxas de conformidade do contrato.

5 – Redução do ciclo de vendas

Como já mencionado, o software de gestão de contratos  tem como foco remover barreiras e ineficiências internas para melhorar as relações comerciais com os parceiros contratantes.

De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Aberdeen Group, o uso do CLM resulta em uma redução de 24% no ciclo de vendas.

Com ciclos de vendas mais curtos, as organizações podem realizar mais negócios com o mesmo tamanho de equipe de vendas no mesmo período de tempo.

6 – Rescisão de contratos com baixo desempenho

 Na maioria das vezes, os contratos são renovados automaticamente, mesmo quando a empresa já não tenha mais essa necessidade.

Por isso, outra maneira como o software de gestão de contratos  produz economia de custos é através da rescisão de contratos com baixo desempenho.

Os gerentes de contrato podem ver facilmente quais contratos não estão agregando valor à organização e podem tomar as providências para que os contratos com baixo desempenho não sejam renovados.

Em logo prazo, a economia resultante da substituição de contratos com desempenho insatisfatório por melhores contratos com parceiros mais confiáveis ​​impactará de forma significativa nos resultados da empresa.

Conclusão

Além dos itens mencionados acima, para medir o valor que o software de contratos agrega aos ativos do contrato, é necessário avaliar o aumento no desempenho total de todo o seu portfólio.

Para capturar valor total que o sistema agrega aos seus negócios, também precisa levar em consideração as oportunidades adicionais que ele gera, como melhor relacionamentos com fornecedores, mais análises insights de negócios.

Por fim, toda a empresa que calcular o ROI do software de gestão de contratos perceberá eficiência comercial e aumento da receita.


Deseja obter mais informações sobre gerenciamento de contratos?  Entre em contato conosco pelo hello@juridoc.com.br ou no Chat. Agende sua demonstração gratuita hoje mesmo.

Avalie este post
Artigos que possam ser de seu interesse
Como definir o capital social da sua empresa?

O capital social é um instrumento fundamental para o nascimento e a vida de sua empresa! Ele serve ao mesmo Leia mais

Como se tornar empresário sem ter sócios no Brasil ?
Como se tornar empresário sem ter sócios no Brasil ?

Você quer empreender sem se associar, mas não sabe ainda qual o modelo de empresa escolher ? Apresentamos neste artigo Leia mais

No Comments

Post A Comment