COVID-19: o ponto de inflexão para a tecnologia nas empresas

Na luta contra as consequências da pandemia da Covid-19, as tecnologias digitais estão se tornando cada vez mais importantes.

Sem elas, as consequências econômicas e sociais durante a pandemia seriam ainda mais dramáticas.

O que teria acontecido com essa pandemia há 20 anos? Como poderíamos ter administrado pequenas e grandes empresas a partir do escritório remoto sem a computação em nuvem e o compartilhamento de arquivos?

Ou monitorar cadeias de produção sem estar no local. De fato, se não houvesse digitalização, nada disso seria possível.

Neste cenário, somente as tecnologias digitais permitiram manter distância física sem perder contato com outras pessoas e não estar no escritório e, ainda mais importante, ter acesso aos dados.

E mesmo que essa transformação já estivesse ocorrendo, o distanciamento social imposto pela Covid-19 se tornou o ponto de inflexão para a digitalização.

É exatamente isso que vamos discutir neste artigo: Como a aplicação e o desenvolvimento de novas tecnologias estão se acelerando.

Vamos explorar como as empresas em todo o mundo estão investindo mais corajosamente na digitalização para se manterem no mercado e enfrentar as dificuldades financeiras.

[toc]

A aceleração da tecnologia durante a Covid-19

Muitas  empresas estão correndo para rever seus processos de trabalho na tentativa de lidar com a turbulência causada pela crise.

As empresas estão cortando custos e tudo o que não é estrategicamente importante. Neste ponto, a tecnologia tem se tornado um aliada.

Sem dúvidas, muitas organizações já estavam considerando a automação parcial de suas operações antes mesmo da crise em algumas áreas.

Entretanto, o momento atual que impôs o distanciamento social aumentou a proporção de empresas que passaram a considerar a automação nos mais variados campos da economia.

A saber, uma pesquisa do grupo Gartner descobriu que 69% do seu conselho administrativo acelerou a iniciativa de negócios digitais após a turbulência causada pela COVID-19.

Na mesma pesquisa, 67% revelou que os orçamentos relacionados à tecnologia teriam um aumento, enquanto departamentos como marketing e recursos humanos poderiam ter orçamentos cortados.

Igualmente, a crise ocasionou um aumento de cerca de 7% no orçamento de TI para 2020.

Para além disso, 86%  dos entrevistados também descobriram que a tecnologia desempenha um papel inovador ao abordar as prioridades estratégicas de negócios.

Ou sejam, com a disseminação da COVID-19, a tecnologia digital tem se tornado a prioridade comercial estratégica número um para os próximos anos.

Média das mudanças orçamentárias em 2020 como resultado do impacto da COVID-19

Crescimento dos serviços de armazenamento em nuvem

Os gastos com a nuvem também crescem rapidamente. Segundo uma recente pesquisa da Gartner,  o mercado mundial de serviços de nuvem pública deve crescer 6,3% em 2020, totalizando US $ 257,9 bilhões.

O estudo aponta que o Software como Serviço (SaaS) continua sendo o maior segmento de mercado e deve obter um crescimento de US $ 104,7 bilhões em 2020,

O segundo maior segmento são os serviços de infraestrutura de Sistema em nuvem, ou Infraestrutura como Serviço (IaaS), que deve crescer 13,4%, para US $ 50,4 bilhões em 2020.

Outro destaque é para o setor de Desktop como Serviço (DaaS) que teve o crescimento mais significativo em 2020, aumentando 95,4%, para US $ 1,2 bilhão.

Veja na tabela abaixo a previsão de receita do serviço de nuvem pública mundial (milhões em dólar), segundo a Gartner.

 

Automação na vanguarda da batalha

A automação, robótica, tecnologias modernas de informação e comunicação e inteligência artificial têm sido incrivelmente úteis para amenizar as consequências econômicas.

Essas tecnologias permitiu que as empresas continuassem a operar, facilitando o distanciamento social no local de trabalho e possibilitando o trabalho remoto em escritórios domésticos.

Por sua vez, as tecnologias de automação foram fomentadas tanto pela Covid-19 como a certeza da ocorrência de futuras pandemias.

Veja na figura abaixo como os diferentes setores estão acelerando as iniciativas de automação.

Principais tendências que a pandemia tem impulsionado

1. Bate-papo com suporte de IA 

Com os chats é possível prestar serviços 24 horas por dia para minimizar os custos operacionais.

E os chaboots de resposta rápida estão ajudando as empresas no atendimento aos clientes, ​​principalmente no caso de um aumento na demanda por alguns serviços, como no sistema de saúde.

2. RPA – Robotic Process Automation

A automação de processos por robôs está progredindo mais do que nunca. Os robôs alimentados por IA podem trabalhar de forma mais rápida e eficiente com o mínimo de intervenção humana.

Os robôs não apenas reduzem os custos operacionais, mas também mantém o local de trabalho mais seguro, aumentando a maior parte do trabalho de rotina para aumentar a produtividade.

3. Automação do ciclo de vida de documentos

O gerenciamento de documentos é eficaz na redução de custos, por isso é forte em uma recessão como a ocasionada pela Covid-19.

Com os mais altos requisitos de segurança, localizar e compartilhar informações, essas soluções têm se tornado  cada vez mais necessárias para aumentar a colaboração e permitir o andamento dos processos de negociação e assinaturas de contratos e documentos jurídicos.

Visto que mesmo se um mecanismo de acesso remoto for implementado, não haverá colaboração se as informações necessárias para a execução do negócio forem armazenadas em papel.

Em vista disso, como premissa principal do acesso remoto, as informações devem ser digitalizadas e centralizadas.

Por outro lado, é necessário gerenciar os direitos de acesso e o ciclo de vida do documento de acordo com as diretrizes da empresa.

E o software de gestão de contratos é uma das soluções que tem tornado tudo isso possível, graças aos recursos de automação inteligente.

Por essa razão, o tamanho do mercado de software de gestão de contratos colaborativo global, por exemplo, está projetado para atingir US $ milhões em 2026, de US $ milhões em 2020, em um CAGR durante 2021-2026 [Global Collaborative Contract Management Software Market]

4. IA – Processamento de Linguagem Natural (PNL)

As tecnologias de Inteligência Artificial, como a PNL, podem desempenhar um papel importante para captar informações importantes de uma variedade de fontes, principalmente útil para o setor de saúde.

Essa tecnologia pode agilizar as respostas às principais questões para enfrentar a pandemia COVID-19, a partir  de abordagem inovadora para melhor atendimento ao paciente.

Um processo automatizado, quase em tempo real, pode, inclusive, ajudar aos médicos gerenciar com mais eficácia a população de pacientes.

Além disso, a IA pode ajudar a obter informações mais precisas como: 

  • Quais são os melhores medicamentos potenciais para esforços de reaproveitamento?
  • Quem na população está mais sob risco de doença grave?
  • Quais as principais comorbidades que agravam o quadro clínico do paciente?

Muitas organizações, na área de saúde, também estão usando a PNL, por exemplo, para rastrear novos artigos, particularmente em torno da segurança de medicamentos ou vacinas.

Conclusão: mudanças que vieram para ficar

Até o momento, o distanciamento social tem se mostrado uma das estratégias mais eficazes para desacelerar a disseminação da COVID-19,

Mas como trabalhamos depois?

Mais móvel – e, portanto, mais digital, afirma a maioria estudos científicos.

Independentemente de ser uma empresa de médio ou grande porte, os responsáveis ​​terão que encontrar formas de mudar para novos processos.

Visto que a rápida transição para o trabalho remoto, as prioridades tecnológicas que antes faziam parte de projetos de longo prazo foram realizados em questão de semanas em muitas organizações.

Além disso, as empresas não esperam voltar a ser como antes e o foco no planejamento de riscos e desastres, com certeza, deve aumentar.

E na sua empresa quais tecnologias estão sendo adotadas? Quais processos estão sendo remodelados?[:]

Avalie este post
Artigos que possam ser de seu interesse
Como definir o capital social da sua empresa?

O capital social é um instrumento fundamental para o nascimento e a vida de sua empresa! Ele serve ao mesmo Leia mais

Como se tornar empresário sem ter sócios no Brasil ?
Como se tornar empresário sem ter sócios no Brasil ?

Você quer empreender sem se associar, mas não sabe ainda qual o modelo de empresa escolher ? Apresentamos neste artigo Leia mais

No Comments

Post A Comment