Saiba como tornar a tecnologia uma grande aliada do seu negócio

A tecnologia é, atualmente, parte integral e indispensável da maioria das empresas modernas e que mais crescem.

Ela permite que tarefas diárias sejam executadas de maneira mais rápida, eficiente e segura, por meio de recursos avançados.

A tecnologia se tornou parte das empresas, de maneira que está transformando por completo o modo como elas fazem negócio.

Atualmente, tudo ficou mais simples e fácil, permitindo que contas bancárias sejam controladas pelo celular, além de investimentos, compras e muitas outras possibilidades.

Novos modelos de negócio surgiram, criando, também, produtos inteiramente digitais. E isso é válido, tanto para industriais quanto para os mais variados tipos de empresas.

O uso da tecnologia não só facilita para as organizações como também para os consumidores, trazendo, além de facilidade, mais segurança.

Sendo assim, é fundamental que todos conheçam ferramentas tecnológicas que podem ser aplicadas no dia a dia de empresas, para trazer mais crescimento.

A dúvida de muitos é conhecer essas tecnologias e saber como aplicá-las. Quando passam por esse estágio, fica mais fácil decidir e aplicar a ferramenta ideal.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância da tecnologia para as empresas, além de apresentar algumas das principais.

A importância da tecnologia para as empresas

Com a globalização, diversos recursos tecnológicos foram trazidos para o dia a dia das pessoas e também das organizações.

Tais transformações significativas facilitaram a vida dos indivíduos e também das marcas. Isso porque elas passaram a usar a tecnologia para atrair mais clientes, liderando o seu nicho de mercado.

Dessa maneira, a tecnologia se transformou em uma grande aliada das empresas, exercendo grande influência e sendo fundamental para o alcance de bons resultados.

Além disso, a tecnologia traz vantagens para organizações de todos os tipos, desde as que fazem locação de caminhão truck até supermercados. E dentre as principais vantagens estão:

Inovação e criatividade

É preciso que as empresas saibam inovar, para que se mantenham sempre competitivas no mercado. 

Com suas ferramentas, a tecnologia permite que as organizações criem novos mecanismos e softwares.

Além disso, elas se capacitam para criar novos produtos e serviços, oferecendo aos seus clientes as melhores soluções e fidelizando-os com mais facilidade.

Redução de custos

A tecnologia possui uma capacidade única em auxiliar as empresas a reduzirem seus custos. 

Isso é possível por meio da utilização de programas e softwares que podem ajudar em diversas atividades, como:

  • Controle de estoque;
  • Verificação de produção;
  • Supervisão financeira;
  • Comunicação com os colaboradores;
  • Comunicação com os clientes.

Melhora da produtividade

Fornecedores de chapas de aço e outras empresas podem aumentar e melhorar a sua produtividade por meio da utilização de programas e softwares.

Estes ajudam a tornar a execução das atividades mais fluida, permitindo que os profissionais estejam mais focados em suas demandas. 

Isso aumenta a produtividade, bem como os resultados alcançados.

Melhora do atendimento

O atendimento ao cliente é sem dúvidas um dos setores mais beneficiados pela tecnologia. Por meio das redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas e softwares de gestão de clientes fica muito fácil atender às solicitações deles.

Dessa forma, fica mais simples tratar e resolver erros, falhas, mantendo um atendimento ao cliente de excelência, gerando maior satisfação.

Conhecendo seus principais objetivos, torna-se fundamental conhecer, também, as principais tecnologias aplicadas pelas empresas.

Tecnologias que impulsionam os negócios

Dando uma olhada nas ferramentas tecnológicas disponíveis hoje no mercado, é possível enxergar que existe uma enorme variedade. 

Dentre as principais utilizadas pelas empresas, podemos destacar:

Big data

O termo big data se refere a dados estruturados e não estruturados gerados diariamente pelas empresas, como uma confecção de uniforme para restaurante.

Ele permite aos negócios maior capacidade e assertividade na hora de tomar decisões e definir o melhor caminho. 

Um exemplo disso é que uma empresa consegue, por exemplo, saber qual a tendência de consumo nos próximos meses.

Ao captar e armazenar as informações, o Big Data abrange tudo relacionado ao volume, que se refere à quantidade de dados armazenados. Estes dados podem ser de redes sociais, transações financeiras, etc.

A velocidade abrange a rapidez com que os dados são transmitidos e tratados, para ajudar em uma tomada de decisão mais rápida.

Também leva em conta a variedade, que está relacionada à geração de dados estruturada (dados numéricos) e não estruturada (vídeos, textos, áudios etc.).

O Big Data é importante para fabricantes de tubo de inox e muitas outras empresas porque, ignorar dados, pode levar um negócio ao fracasso. 

Além disso, ele ajuda a reduzir custos, economizar tempo, otimizar ofertas e melhorar a tomada de decisão.

Internet das coisas

Trata-se da conexão de vários objetos com a internet, muito além de aparelhos móveis e computadores. 

Por meio de sistemas automatizados, é possível coletar informações em tempo real, criando ações conforme a necessidade.

Essa expansão da conectividade aproveita os benefícios da internet para diversos outros cenários, envolvendo outros objetos.

O impacto dessa tecnologia nos negócios é muito grande, desde lojas de cozinhas planejadas até empresas industriais.

O primeiro impacto que ela pode causar está relacionado com as possibilidades de negócios. 

Outro impacto positivo é uma conexão e um acesso maior à informação, além de ajudar na manutenção do bem-estar.

Nuvem – cloud computing

O cloud computing (nuvem) é uma tecnologia que faz uso da conectividade e da grande escala da internet para poder hospedar, de maneira segura, diversos recursos, informações e programas.

Ela permite que um usuário acesse informações de qualquer lugar e a qualquer momento, fazendo uso de computador, tablets e smartphones.

Isso significa que informações importantes da empresa podem ser acessadas por qualquer pessoa autorizada, sem que seja necessário estar na loja de piso laminado, por exemplo.

No dia a dia das pessoas, é possível exemplificar o uso de recursos em nuvem quando editamos um documento no Google Docs, por exemplo. 

Assistir filmes em plataformas e ouvir música também são exemplos de atividades realizadas na nuvem.

A nuvem surgiu como uma maneira de tornarem acessíveis as informações, além de melhorar a experiência de pessoas e empresas que dependem dos recursos tecnológicos. 

Além disso, o uso de recursos na nuvem traz benefícios como:

  • Redução de custos com infraestrutura;
  • Economia de espaço;
  • Centralização de informação;
  • Trabalho remoto.

Inteligência Artificial

O conceito de inteligência artificial é bem claro e direto: é a viabilização para que as máquinas pensem como os seres humanos, tendo capacidade de aprender, raciocinar, perceber e tomar decisões lógicas.

Para continuar sua evolução, uma máquina precisa ser constantemente alimentada com informações, para que aprimore os seus aprendizados, assim como os seres humanos.

Para empresas como uma empreiteira de obras, a inteligência artificial automatiza alguns processos, dispensando pessoas e identificando padrões. 

Um exemplo disso é apertar um parafuso com precisão, trazendo ainda mais segurança para a obra.

Também ajuda a aumentar a previsibilidade, antevendo-se a acontecimentos para uma tomada de decisão mais assertiva.

Por fim, a inteligência artificial melhora constantemente o uso de dados, captando e armazenando informações importantes para as empresas.

Uso de software de gerenciamento de contrato

Além das tecnologias mencionadas anteriormente, outra que tem sido muito utilizada pelas empresas é o software de gerenciamento de contratos.

Por conta da instabilidade constante no mercado, uma empresa de projeto de prevenção e combate a incêndio pode usar esse software para realizar tarefas, prever riscos e melhorar todo o processo de contratação.

É muito importante que as empresas tenham um bom controle de seus contratos para que possam gerir melhor os seus negócios.

Esse sistema inclui tudo o que uma empresa deve tratar em relação a todas as etapas do ciclo de vida de um contrato.

É uma ferramenta on-line que pode ser acessada de qualquer lugar, o que facilita ainda mais o controle e gestão dos contratos.

Tal automação elimina a complexidade associada aos processos de contratação, desde o início até o fim desse trabalho.

Para as empresas, essa ferramenta oferece uma elaboração mais acelerada durante processos de negociação, evitando o desperdício de tempo, com total visibilidade do status do contrato.

Sendo assim, um software de gerenciamento de contrato auxiliará a empresa na criação, negociação e assinaturas – além de todo o ciclo de vida dele.

O uso da tecnologia, seja qual for, é muito grande e está expandindo cada vez mais. Além de se adaptarem a essa nova realidade, as empresas investem nela para se manterem sempre ativas e saudáveis em um mercado tão competitivo.

A tecnologia traz facilidades na realização de muitas tarefas de empresas, além de proporcionar informação e ajudar na tomada de decisão. 

Como consequência, ajuda as empresas, em qualquer mercado de atuação, a aumentarem os seus lucros.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 [:]

Avalie este post
Artigos que possam ser de seu interesse
Como definir o capital social da sua empresa?

O capital social é um instrumento fundamental para o nascimento e a vida de sua empresa! Ele serve ao mesmo Leia mais

Como se tornar empresário sem ter sócios no Brasil ?
Como se tornar empresário sem ter sócios no Brasil ?

Você quer empreender sem se associar, mas não sabe ainda qual o modelo de empresa escolher ? Apresentamos neste artigo Leia mais

Tags:
2 Comments

Post A Comment