Estatísticas sobre inteligência artificial: quais os números e tendências para os próximos anos?

A inteligência artificial e a variedade de maneiras pelas quais ela pode ser implantada para melhorar os processos de negócios é surpreendente. Confira as principais números sobre o futuro da IA. 

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Principais estatísticas do mercado e uso da IA

Todos os dias somos surpreendidos com novas soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) que prometem  mudar a maneira como interagimos e trabalhamos.

Sem dúvidas, a IA já obteve grande sucesso na otimização dos processos de trabalho nos mais diversos setores, como vendas, educação, marketing e até mesmo no setor de saúde.

Essa tecnologia ajuda a reduzir o número de horas trabalhadas em tarefas administrativas, assim como custos indiretos relacionados principalmente ao atendimento ao cliente. Ademais, a automação inteligente tem se tornado a menina dos olhos para as empresas que buscam aumentar o seu ROI graças 

Em vista disso, compilamos uma série de estatísticas relacionadas à IA para oferecer a você uma ideia de quanto essa tecnologia é relevante e tem causado uma revolução no mundo dos negócios.  Vamo lá.

Principais estatísticas sobre o mercado e tendências de IA que você deve conhecer

  • O mercado de IA crescerá para uma indústria de US $ 190 bilhões até 2025, de acordo com a empresa de pesquisa Markets and Markets.
  • Os gastos globais em sistemas cognitivos e de inteligência artificial atingirão US $ 57,6 bilhões em 2021, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado IDC.
  • A IDC prevê que 40% das iniciativas de transformação digital usarão serviços de IA até 2020.
  • A IDC prevê que 75% dos aplicativos corporativos comerciais usarão a IA até 2021.
  • A China colherá o maior benefício econômico da IA ​​até 2030, seguida pela América do Norte.
  • 72% das empresas do setor de tecnologia, mídia e telecomunicações esperam que a IA tenha um impacto significativo nas ofertas de produtos nos próximos cinco anos.
  • A Juniper prevê que a taxa de sucesso das interações de bots no setor de saúde (aquelas concluídas sem realocação para um operador humano) passará para mais de 75% em 2022.
  • No setor bancário, a Juniper prevê que a taxa de sucesso das interações com bots atinja mais de 90% em 2022.
  • Conforme a pesquisa da Forrester até 2020, haverá um aumento de rentabilidade em US $ 47 bilhões no mercado de gestão de contratos, a IA será o principal contribuinte para isso.
  • Os principais aplicativos de IA de saúde clínica podem potencialmente gerar US $ 150 bilhões em economia anual para a economia da saúde nos EUA até 2026.
  • A Forrester prevê que tecnologias cognitivas como robôs, IA, aprendizado de máquina e automação substituirão 16% dos empregos nos EUA até 2025. Desses trabalhos, a equipe de suporte administrativo e de escritório será a mais rapidamente interrompida.

Estatísticas que refletem o aumento da produtividade e lucratividade

  • 54% dos executivos dizem que as ferramentas de IA aumentaram a produtividade. ( PWC)
  • 40% é o aumento projetado na produtividade do trabalho decorrente do uso da IA. ( Accenture )
  • 47% das empresas digitalmente maduras dizem ter uma estratégia de IA definida. ( CMO)
  • 61% dos profissionais de negócios dizem que o aprendizado de máquina e a IA são a iniciativa de dados mais significativa de sua organização. ( Globenewswire)
  • 71% dos executivos afirmam que a IA e o aprendizado de máquina mudam o jogo. (Globenewswire)
  • 61% dos executivos com estratégias definidas dizem que a IA pode ser usada para destacar oportunidades usando dados. ( Narrativesscience)

Estatísticas sobre marketing e vendas

  • 80% dos líderes de vendas e marketing dizem que já usam o software chatbot na experiência do cliente ou planejam fazê-lo até 2020 ( fonte ).
  • 72% dos executivos de negócios dizem usar assistentes digitais para ajudar a tornar suas vidas mais fáceis ( fonte ).
  • O Gartner prevê que, até 2020, 30% de todas as empresas B2B empregarão a IA para aumentar pelo menos um de seus principais processos de vendas.
  • Um estudo da Harvard Business Review constatou que as empresas que usam IA para vendas conseguiram aumentar seus leads em mais de 50%.
  • Os profissionais de marketing dizem que a principal história de sucesso que estão vendo com a IA está obtendo uma melhor compreensão do cliente (31%).

IA e atendimento ao cliente

  • A Servion Global Solutions prevê que a IA fornecerá 95% de todas as interações com os clientes até 2025, incluindo conversas ao vivo e por telefone.
  • O Gartner prevê que até 2020, os clientes gerenciarão 85% de seu relacionamento com a empresa sem interagir com um humano.
  • 78% das marcas dizem que já implementaram ou planejam implementar inteligência artificial e realidade virtual até 2020 para melhor atender os clientes.
  • 73% dos consumidores globais dizem que estão abertos às empresas que usam IA se isso facilita a vida.

Chegamos ao fim da nossa lista, mas sabemos que os números apresentados acima são apenas alguns fatos sobre o impacto da inteligência artificial que estão transformando o mundo, os negócios e a forma como interagimos. E você?

Quais as suas expectativas em relação a IA? Como você acha que ela influenciará os seus negócios ou setor de atuação?


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