5 benefícios do armazenamento em nuvem

5 benefícios do armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem oferece valiosas soluções de TI para empresas de todos os tamanhos. Neste post, destacamos cinco benefícios.

O que é o armazenamento em nuvem?

O armazenamento em nuvem abrange todas as soluções de armazenamento remoto.

Ou seja, seus dados, em vez de serem armazenados em seus discos rígidos ou memórias, estão disponíveis em servidores remotos e acessíveis via Internet.

É um serviço em que os dados são mantidos, gerenciados e armazenados em backup remotamente.

O serviço permite que os usuários armazenem arquivos online, para que possam acessá-los de qualquer local por meio da Internet.

Esse já é o método preferido de armazenamento de dados digitais, especialmente para organizações de pequeno e médio porte.

De modo geral, armazenar remotamente versus localmente oferece enormes vantagens para consumidores e empresas.

O armazenamento em nuvem permite mover seus arquivos. Para as empresas, os documentos online para a nuvem é uma das decisões de computação mais inteligentes podem ser consideradas.

Com seus arquivos mais importantes armazenados com segurança on-line, você não precisa entrar em pânico com a apreensão do seu laptop ou com a quebra do disco rígido externo.

Mesmo quando um computador é perdido ou roubado, você ainda poderá acessar seus documentos por meio da nuvem.

Confira 5 benefícios

1 – Acessibilidade e Sincronização

Com o armazenamento em nuvem, os dispositivos que usamos diariamente tornam-se pontos de acesso.

Nessa lista, pode se incluir tablets, smartphones, desktops, laptops e muito mais.

Com esses dispositivos, você pode acessar seus dados em qualquer local com acesso à Internet.

Isso elimina a perda de tempo de ter que transferir arquivos entre dispositivos, o que muitas vezes é complicado.

Além disso, os arquivos permanecem os mesmos em todos os dispositivos, pois são atualizados automaticamente quando você faz alterações.

Você sempre terá a versão mais recente de um arquivo, independentemente de como está recuperando.

2 – Economia de custos

O primeiro benefício, e talvez o mais importante na mente de muitos empresários, é a vantagem de custo. O armazenamento na nuvem é geralmente mais acessível porque os provedores distribuem os custos de sua infraestrutura e serviços em muitas empresas.

Mover sua empresa para a nuvem elimina o custo de hardware e manutenção. A remoção dessas despesas de capital e dos salários de serviço associados pode se traduzir em economias de custo significativas.

Além disso, considere o aumento de produtividade que o armazenamento em nuvem permite.

Os fornecedores de nuvem compram muito espaço de armazenamento e repassam essas economias para os clientes.

O armazenamento em nuvem elimina os custos do uso de discos rígidos externos ou fitas de backup e o custo do tempo necessário para concluir os backups de roteamento manualmente.

As empresas não precisam gastar dinheiro extra em servidores adicionais que são caros para manter ou contratar pessoal de TI extra para fazer o trabalho.

As soluções de armazenamento on-line oferecem muito espaço para seus dados na nuvem, geralmente por preços bem baixos e acessíveis.

Em vista disso, a mudança para a nuvem reduz a necessidade de comprar discos rígidos, os compartimentos que os contêm, as placas RAID que alimentam a redundância de dados, a eletricidade que os alimenta e os serviços de garantia de hardware que os protegem.

Mas também reduz os custos de gerenciamento ao reduzir o gerenciamento de hardware e software no local, simplificando o monitoramento e reduzindo a necessidade de um planejamento de capacidade abrangente.

Em vez disso, os administradores podem se concentrar em outras tarefas mais importantes.

3 – Ferramentas de colaboração

Enviar dezenas de e-mails apenas para compartilhar arquivos também é uma tarefa esstressante.

Com o armazenamento em nuvem, há uma solução melhor. Se você deseja compartilhar um único arquivo ou uma pasta cheia de documentos, o armazenamento em nuvem torna isso muito simples, eliminando o tempo perdido.

Além disso, muitos serviços de armazenamento são mais do que apenas lugares para colocar seus dados. Eles também permitem que você colabore com colegas, disponibilizando recursos de edição para usuários autorizados.

E, novamente, as alterações feitas são salvas automaticamente e compartilhadas com todos os colaboradores.

4 – Recuperação

Quando você move seus dados para a nuvem, de repente não tem uma presença física em seus dispositivos e hardware.

Ele não ocupará mais espaço valioso em casa ou em seu escritório porque o provedor é aquele que oferece o espaço para armazená-lo virtualmente.

Além disso, se ocorrer um desastre, você não terá que enfrentar uma perda de dados catastrófica. Em vez disso, você poderá recuperar backups de seus arquivos originais e restaurá-los com o mínimo de tempo.

5 – Segurança

A nuvem já provou ser mais segura do que o armazenamento de empresas locais na maioria dos casos.

Em vez de ter hardware em seu escritório, o armazenamento em nuvem é armazenado em um data center, oferecendo segurança em nível corporativo. Também não há um ponto único de falha na nuvem, pois seus dados são submetidos a backup em vários servidores. Isso significa que, se um servidor falhar, seus dados permanecerão seguros, pois são armazenados em outros locais. O risco potencial de mau funcionamento do hardware é minimizado porque seus dados são armazenados com segurança em locais redundantes.

Com boas soluções de armazenamento, os dados são criptografados em trânsito e em repouso.

Dessa forma,  os usuários não autorizados não podem acessar os arquivos e o provedor da nuvem oferece medidas de segurança de nível corporativo que as empresas não teriam.

 

Fazer o backup de seus dados em um disco rígido externo apenas adia a preocupação de perder os arquivos no seu PC. Os discos rígidos são tão suscetíveis a danos ou perdas, ou corrupção de dados.

Dito isso, se você estiver salvando um grande número de arquivos, pode ser mais caro pagar uma taxa anual pelo armazenamento em nuvem do que simplesmente comprar um disco rígido externo.

Mas com o desembolso financeiro vem a conveniência de poder acessar seus arquivos em qualquer lugar.

A transição do conforto do uso do disco local para o armazenamento em nuvem pode ser estressante, mas está acontecendo mais e mais a cada dia. Os benefícios do armazenamento em nuvem sobre o disco local são muitos. As desvantagens são poucas e podem ser facilmente gerenciadas. Você está planejando o movimento? O que excita ou preocupa você? Deixe-nos saber nos comentários abaixo

2 – CONVENIÊNCIA SIMPLIFICADA
Tudo o que você precisa dentro do seu escritório é um computador e uma conexão à Internet. Muito do seu hardware de servidor não será mais necessário, o que economiza espaço físico e elimina a necessidade de manutenção e atenção dos funcionários. Seu provedor de armazenamento em nuvem irá manter, gerenciar e oferecer suporte a sua solução. Isso libera funcionários que, de outra forma, cobririam as tarefas necessárias para manter seus dados em segurança e seu (s) servidor (es) funcionando (em).

Related Post
(Português do Brasil) Como registrar a sua marca em 2021?
Por que registrar a sua marca em 2021?

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil.

Editor Juridoc – Automatizar seus próprios modelos de contratos nunca foi tão fácil

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil y Francés.

  • Valoración de los lectores
  • Puntuación 4.8 estrellas
    4.8 / 5 (2 )
  • Tu puntuación


No Comments

Post A Comment