Home office: saiba como aliar saúde mental e produtividade trabalhando em casa

A crise do novo coronavírus, Covid-19, modificou muitas relações e comportamentos rotineiros, fazendo com que as pessoas tivessem que adotar o isolamento social para conter o avanço da doença. Porém, a reclusão e o afastamento podem prejudicar a saúde mental e, em conjunto a tudo isso, ainda temos que lidar com uma pandemia lá fora.

O estímulo à produtividade, organização, realização de cursos online, exercício físico em casa, resolução de pendências, entre outras atividades, são ações positivas para manter corpo e mente sã, mas com o isolamento social, essas ações ganharam uma proporção maior e muitas vezes, excessiva. 

Quer dizer que, ao invés de ajudar a qualidade de vida, o exagero de tarefas e a obrigação de manter a produtividade alta podem ser prejudiciais e, como consequência, interferir na saúde das pessoas.

O artigo de hoje vai trazer algumas dicas de como ter uma boa produtividade na execução das tarefas, sem deixar de cuidar da saúde mental. Acompanhe a leitura!

[toc]

Dê prioridade à qualidade, não quantidade

Por isso, não basta levar o computador da empresa para casa e acreditar que o rendimento será o mesmo. O primeiro passo para garantir a produtividade, sem excessos, é priorizar a qualidade, não a quantidade de trabalho.

Se você trabalha com uma produtora de vídeos, por exemplo, separe um cronograma de entregas dos materiais, com um bom espaçamento entre as datas, para não se sobrecarregar com os prazos.

Mesmo limitando as atividades do dia, escolha as tarefas que façam sentido no momento e que estejam condizentes com a sua realidade. Lembre-se que a sua produtividade sofrerá uma mudança natural, principalmente se você não está acostumado(a) a trabalhar em casa.

Separe o horário de trabalho dos momentos de lazer

O home office pode ser muito vantajoso, quando se sabe aproveitar bem os horários. Afinal de contas, não é porque estamos em casa que precisamos estender as horas de trabalho, realizando mais tarefas e aumentando o expediente.

Ao contrário, defina limites para suas atividades profissionais e aproveite os momentos de lazer. Se você está em regime de teletrabalho, fazendo projetos para uma empresa de importação, não responda os e-mails no horário de almoço ou no fim da jornada.

Essa definição de cronograma é importante para evitar os excessos, pois a nossa mente e corpo também precisam descansar.

Inclusive, a falta de planejamento e cumprimento dos horários pode ter um efeito contrário e prejudicar a produtividade.

Para quem está de férias ou teve atividades suspensas durante o isolamento social, a dica é procurar modos de aproveitar o tempo em casa, com atividades para relaxar. 

Aproveite o momento para melhorar o paisagismo contemporâneo do seu jardim, ter um hobby, assistir filmes e ler um bom livro. Mas saiba que nada disso é uma obrigação!

Priorize o seu sono

A relação do sono com a qualidade de vida é um assunto muito estudado por pesquisadores em todo o mundo. 

Não é à toa que vários médicos, psicólogos e terapêutas buscam maneiras de oferecer uma noite tranquila aos seus pacientes.

A falta de sono pode ocasionar vários problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão, transtorno bipolar, transtorno de hiperatividade com déficit de atenção e, até mesmo, síndrome do estresse pós-traumático.

Além disso, quando o nosso sono é interrompido, há um efeito negativo nos neurotransmissores e hormônios do estresse, o que prejudica o pensamento e a regulação hormonal, potencializando efeitos de distúrbios psiquiátricos.

Para melhorar a qualidade do sono, siga algumas dessas dicas:

  • Evite discussões estressantes antes de dormir;
  • Faça terapias de relaxamento, como respiração profunda e meditação;
  • Evite fazer cochilos prolongados durante o dia;
  • Tenha, pelo menos, 8 horas de sono.

Caso você esteja com muitos problemas para dormir, o recomendável é procurar ajuda médica, como uma clínica de psicologia ou um médico do sono.

Se possível, faça alongamentos

Nem sempre temos ânimo de praticar atividades físicas em casa, ou até mesmo disciplina, já que as aulas em academias e estúdios costumam ser muito mais animadas.

Mas os exercícios físicos são fundamentais para manter a qualidade de vida, evitando o agravamento de doenças crônicas, problemas relacionados ao sedentarismo e, além disso, contribuindo com a saúde mental.

Uma boa forma de fazer isso é começar com os alongamentos. Essa atividade é relativamente simples e pode ser feita em qualquer canto da casa.

Durante o alongamento ocorre a descontração muscular, ou seja, um relaxamento do músculo, com capacidade para sintonizar corpo e mente, reduzindo o estresse e a ansiedade. 

Fora que o alongamento diminui as dores nas costas, o que é ótimo para quem trabalha muito tempo sentado.

Tenha um ambiente adequado para o trabalho

A modalidade home office exigiu que muitas pessoas tivessem que adaptar seus cômodos para ter um espaço adequado para o trabalho. A recomendação é escolher um ambiente calmo, tranquilo, com móveis confortáveis.

A cadeira Charles Eames escritório, por exemplo, é um excelente móvel de teletrabalho, visto que o objeto é desenvolvido ergonomicamente, para evitar lesões musculares, dores nas costas e manter a postura corporal.

Se não for possível ter um cômodo destinado ao trabalho, a recomendação é criar um cantinho especial, seja na sala ou no quarto. É importante evitar comer, ver televisão ou realizar outras atividades não relacionadas aos assuntos corporativos.

Para melhor organização do espaço, recomenda-se procurar uma fábrica de móveis planejados, para confecção de estantes e armários personalizados, conforme às necessidades e especificações do ambiente.

Para descobrir a altura certa do seu computador, há uma regra: mantenha o ângulo entre o queixo e o pescoço em 90o. É um cuidado simples, mas que faz toda a diferença para a saúde do corpo e da mente.

A ergonomia é muito importante para a saúde mental, visto que as dores frequentes no corpo podem prejudicar não só a produtividade, mas aumentar os níveis de estresse. 

Afinal, mesmo no teletrabalho em uma empresa de comunicação visual, por exemplo, acabamos passando entre 8 a 9 horas na frente do notebook.

Faça pequenas pausas

Ter um tempo para se distrair e andar um pouco pela casa é fundamental para a produtividade e saúde mental no home office

A dica é fazer pequenas pausas no expediente, seja para buscar um copo d’água na cozinha, ou aproveitar por completo o seu horário de almoço.

Em alguns casos, é possível recuperar a produtividade, com um pequeno respiro de 15 minutos.

Por exemplo, após uma reunião acalorada online com a equipe de administração de condomínios SP, saia um pouco da frente do computador, ande pela casa e reflita sobre os questionamentos levantados no encontro.

Porém, tenha equilíbrio e não deixe que as pausas sejam muito frequentes a ponto de prejudicar o seu horário de trabalho.

Procure por terapia online e grupos de suporte

Mesmo no cenário de isolamento social, é possível encontrar grupos de suporte e serviços de terapia a distância, que são feitos online, com ajuda das tecnologias da informação e da comunicação (TICs).

Desde novembro de 2019, mais de 323,7 mil profissionais cadastrados no site do Conselho Federal de Psicologia (CFP) foram autorizados a usar plataformas virtuais, como Skype, WhatsApp e Hangouts, para atender seus pacientes neste período de exceção.

Conversar com um psicólogo ou um terapeuta online pode ser algo extremamente benéfico, ainda mais para pessoas que estão se sentindo extremamente sobrecarregadas, ansiosas, ou estressadas por conta do isolamento e da pandemia.

Além disso, a terapia online é bastante acessível e conveniente. Mais do que a possibilidade de conversar com o psicólogo no conforto de casa, é possível adaptar os horários mais convenientes, incluindo em finais de semana (para profissionais que atendem fora do expediente).

É importante não ter medo de procurar ajuda, pois os distúrbios psicológicos podem afetar bastante a qualidade de vida e comprometer o desenvolvimento do indivíduo.

Conclusão

A pandemia no novo coronavírus ocasionou muitas mudanças na rotina das pessoas, em especial com a adoção de medidas de isolamento social, fazendo com que as empresas adotassem o regime de home office para grande parte dos colaboradores.

Entretanto, para quem nunca teve essa experiência de trabalho, é um desafio aliar a produtividade e qualidade de vida, ainda mais em um cenário de crise econômica, política e de saúde pública.

As dicas acima buscaram oferecer alternativas para quem está sofrendo psicologicamente com toda essa situação e, ao mesmo tempo, precisa manter a produtividade em dia. Porém, é importante não abandonar a ajuda profissional e seguir as recomendações médicas.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.[:]

Avalie este post
Artigos que possam ser de seu interesse
Como definir o capital social da sua empresa?

O capital social é um instrumento fundamental para o nascimento e a vida de sua empresa! Ele serve ao mesmo Leia mais

Como se tornar empresário sem ter sócios no Brasil ?
Como se tornar empresário sem ter sócios no Brasil ?

Você quer empreender sem se associar, mas não sabe ainda qual o modelo de empresa escolher ? Apresentamos neste artigo Leia mais

No Comments

Post A Comment