Como acelerar o ciclo de vendas com um software de gestão de contratos?

Um sistema ágil de gestão de contratos pode reduzir em até 24% o ciclo de vendas, o que pode resultar em um ROI mensurável para os negócios.  

[toc]

Software de gestão de contratos: a automação da força das vendas 

Nos últimos anos, diferentes ferramentas têm colaborado para aumentar a eficiência e melhorar o relacionamento das equipes de vendas com os clientes.

No entanto, o processo de contratos é uma das partes mais difíceis e longas de qualquer ciclo de vendas. A cada novo acordo fechado, é necessário criar um contrato e solicitar às pessoas apropriadas que o analisem. Por conseguinte, as partes precisam aprovar e assinar.  

Apesar de todos conhecerem o quanto uma negociação é demorada e complexa até chegar às assinaturas, muitas equipes de vendas ainda dependem de processos manuais para criar e gerenciar propostas e contratos e gastam um tempo valioso que poderia ser dedicado a novos negócios e relacionamento com o cliente. 

Por isso, o software de gestão de contratos pode oferecer vantagens significativas às equipes de vendas em relação aos processos manuais e baseados em papel. 

Esse software também conhecido como CLM (Contract LifeCycle Management) ajuda de forma significativa  nas operações de vendas e as equipes fecharem negócios mais rapidamente. 

 

Isso acontece porque a passagem de um sistema manual para uma prática baseada na automação facilita a solicitação e o envio de contratos, além de garantir que todos os vendedores saibam exatamente onde estão seus contratos.  

Como resultado, as empresas conquistam ciclos de vendas reduzidos, maior satisfação do cliente, dados precisos, conformidade e análise de contratos que colaboram para uma maior inteligência comercial.  

Todos os pontos citados acima colaboram também para maior vantagem financeira. Esses benefícios foram inclusive observados por um estudo do grupo Adobe sobre os processos de documentos comerciais, com ênfase na gestão de contratos.

A pesquisa da companhia apontou que a automação reduz 24% dos custos de uma empresa, aumenta a receita em 34% e ajuda a reduzir riscos do contrato em 14%. 

Vantagens em números para as equipes de vendas 

Ainda sobre pesquisa, o Aberdeen Group descobriu que as equipes de vendas que usam tecnologia para gerenciar seus contratos movimentam-se rapidamente para um novo cenário de eficiência.

Entre as principais vantagens observadas para as equipes de vendas estão: 

Alcance 39% maior da equipe na quota de vendas; 
35% a mais no número de representantes atingindo a quota de vendas;
Ciclo de vendas 24% mais curto; 
Taxa de conversão de leads 20% maior; 
Volume de propostas comerciais 12% maior. 

Isso tudo porque uma solução de gestão de contratos  permite que as equipes criem, colaborem, gerenciem e executem contratos em minutos de forma colaborativa. 

Por que os ciclos de vendas se tornam mais curtos?

Em primeiro lugar, uma plataforma elimina as edições e negociações de e-mail, permite definir alertas, lembretes e notificações para manter a negociação sempre em andamento e dentro do prazo.

Quando uma etapa do ciclo de criação e aprovação é concluída por um membro da equipe, o documento é encaminhado automaticamente para a próxima etapa para que a próxima ação possa ser executada. 

Portanto, com menos trabalho repetitivo e desgastante e o gerenciamento de tarefas – graças aos fluxos de aprovação – cada um dos colaboradores cumpre a sua parte em tempo hábil.

Além disso, as assinaturas digitais tornam o processo ainda mais ágil. Por fim, a pesquisa e a busca por documentos e versões é rápida e segura, visto que o sistema ajuda a identificar o conteúdo mais atualizado. 

Portanto, se você ainda está em dúvidas sobre automatizar ou não automatizar, saiba que o software de gestão de contratos vai ajudar sua empresa a conquistar: 

– Transações comerciais seguras;

– Processo de vendas mais rápido;

– Sistema simplificado de assinaturas;

– Tempo de resposta acelerado;

– Mais acesso e colaboração para todas as partes interessadas;

– Maior visibilidade sobre o status do documento;

– Aprovação mais fácil e rápida;

– Menos trabalho e estresse. 

Portanto, se você quer mudar o jogo ao seu favor e explorar todo o potencial da sua equipe de vendas, faça o seu cadastro na nossa plataforma e experimente grátis o Plano Juridoc com todas as funcionalidades liberadas durante 14 dias. 

Avalie este post
Artigos que possam ser de seu interesse
Como definir o capital social da sua empresa?

O capital social é um instrumento fundamental para o nascimento e a vida de sua empresa! Ele serve ao mesmo Leia mais

Como se tornar empresário sem ter sócios no Brasil ?
Como se tornar empresário sem ter sócios no Brasil ?

Você quer empreender sem se associar, mas não sabe ainda qual o modelo de empresa escolher ? Apresentamos neste artigo Leia mais

No Comments

Post A Comment