CLM: saiba como fazer o gerenciamento proativo dos contratos de funcionários

Descubra como o uso de um software CLM pode facilitar o gerenciamento de contratos dos funcionários e tornar a gestão de pessoas mais dinâmica.

Criação e revisão de contratos simplificada com o CLM 

Todas as relações empregador/empregado envolvem necessariamente um contrato de trabalho. Neste sentido, o gerenciamento proativo dos contratos dos funcionários deve ser uma das principais metas do departamento de recursos humanos. 

Entretanto, os departamentos de RH podem estar lidando com centenas de contratos ao mesmo tempo e se os contratos estiverem sendo tratados “manualmente” ou sem uma ferramenta de gerenciamento de contratos, existirão mais lacunas, atrasos e erros do que proatividade.

A saber, o gerenciamento eficaz de contratos requer um entendimento de todas as etapas do processo de contrato. É preciso incluir neste processo de gestão todo e qualquer estágio do documento, desde a sua criação até as assinaturas e pós-execução.

É por isso que cada vez mais as empresas estão se preocupando com a gestão de seus contratos de recursos Humanos.

Com a ajuda de um software de CLM, o gerenciamento é simplificado e permite que o departamento de RH use o tempo economizado na execução de tarefas em operações estratégicas voltadas aos objetivos da empresa.

Dito isso, confira abaixo tudo o que um CLM pode fazer pelos contratos de seus colaboradores. 

O que é uma solução CLM?

Já elaboramos vários artigos explicando o que é o CLM. Mas vale a pena visitar rapidamente o que é e para que serve essa solução.

A sigla CLM origina-se da expressão Contract LifeCycle Management que em português significa Gerenciamento do Ciclo de Vida do Contrato.

A tecnologia CLM ou sistema de gestão de contratos garante que as organizações criem, executem, gerenciem e analisem seus contratos com mais conformidade e redução de custos.

No artigo Por que o CLM para gerenciar contratos – relatório Gartner, explicamos claramente as funcionalidades e vantagens dessa ferramenta para as empresas colherem benefícios nos mais diversos setores.

Mas se você tem interesse em aprofundar um pouco mais os seus conhecimentos sobre o gerenciamento de contratos, você pode baixar grátis o e-book  O Guia Definitivo e as Melhores Práticas para a Gestão de Contratos. 

Principais benefícios do CLM para contratos de funcionários

Neste tópico, vamos listar para você que acontece quando você introduz uma solução automatizada de gestão de contratos.

Com a implementação de um CLM você: 

  • Cria contratos com uma biblioteca de cláusulas;
  • Gera contratos rapidamente usando modelos e cláusulas pré-aprovados;
  • Armazena contratos em um repositório central baseado em nuvem;
  • Elimina necessidade de baixar e enviar por e-mail contratos, eliminando o risco de versão incorreta;
  • Acompanhe as edições do contrato;
  • Assina contratos na nuvem;
  • Utiliza assinaturas eletrônicas para que os contratos possam ser assinados, em qualquer lugar de qualquer dispositivo;
  • Define renovações automáticas de contrato;
  • Após a execução do contrato, você pode configurar lembretes e notificações para renovações;

Com a adoção de todas as práticas mencionadas acima, os contratos dos funcionários são gerenciados de forma simplificada e precisa.

Principais pontos que tornam o CLM crucial para a gestão de RH

1. Criação automatizada 

As soluções de autoria de contrato disponíveis em soluções de CLM para recursos humanos permite a criação de contratos personalizados e em conformidade, respondendo às perguntas fornecidas nos questionários on-line orientados por assistente.

2. Para implementar mudanças organizacionais

Com o CLM é muito mais fácil reestruturar os seus negócios, visto que é possível ter acesso a informações precisas e oportunas sobre o quadro de recursos humanos.

Dessa forma, é possível avaliar com facilidade informações como duração do serviço, termos de rescisão, remuneração e períodos de aviso prévio.

3. Gerenciamento de recursos humanos

Cada vez mais se torna necessário gerenciar os relacionamentos de forma eficaz e erradicar custos e riscos desnecessários às contratações de RH.

Neste contexto, o CLM ajuda a gerenciar marcos de contrato, metas de desempenho e obrigações a fim de maximizar o valor de cada contratação, desde a avaliação inicial, ao treinamento e a qualificação do contratado.

E você está pronto para liberar inúmeras horas de trabalho e automatizar o gerenciamento de contratos, criando assim mais valor para o seu departamento de recursos humanos?

[cp_modal display=”inline” id=”cp_id_9f7ee”][/cp_modal]

Avalie este post
Artigos que possam ser de seu interesse
Como definir o capital social da sua empresa?

O capital social é um instrumento fundamental para o nascimento e a vida de sua empresa! Ele serve ao mesmo Leia mais

Como se tornar empresário sem ter sócios no Brasil ?
Como se tornar empresário sem ter sócios no Brasil ?

Você quer empreender sem se associar, mas não sabe ainda qual o modelo de empresa escolher ? Apresentamos neste artigo Leia mais

No Comments

Post A Comment