5 insights de negócios que você terá com a análise de contratos

A análise de contratos pode resultar em valiosos insights para a gestão da sua empresa.

Como identificar tendências em seus contratos e gerar insights?

Como você está usando os dados dos seus contratos para impulsionar as decisões de negócios? Você tem analisado as oportunidades e os riscos contidos em seus contratos?

De fato, se a sua gestão de contratos é consistente, com certeza é mais fácil ter insights estratégicos para o seu negócio, principalmente se você já adotou contratos e assinaturas online. 

Os contratos digitais podem, sem dúvidas, ajudar a obter mais controle e reduzir os riscos. Assim como permitem  uma melhor visibilidade das informações úteis para os seus negócios.

Mas para ira além e conquistar uma mudança efetiva é importante automatizar todo o ciclo de vida do contrato. 

Neste sentido, um software de gestão de contratos ou CLM ( (Contract Lifecycle Management) pode gerar análises valiosas que na maioria das vezes se mantêm ocultas em um processo de contratos manual.

Como já mencionamos em artigos anteriores, o gerenciamento automatizado de contratos refere-se aos processos e  que as empresas podem implementar para gerenciar a negociação e execução de seus contratos com clientes, fornecedores, distribuidores, contratados e funcionários.

Ou seja, software de gestão de contratos não garante apenas a obtenção de mais agilidade e proteções apropriadas, mas também propicia insights valiosos para o seu gerenciamento, como os que listamos abaixo. Acompanhe!

1 – Inconsistência em termos contratuais

Com o gerenciamento automatizado de contratos é possível descobrir problemas como preços diferentes para os mesmos produtos e serviços e, às vezes, até do mesmo fornecedor.

Além disso, a análise de contratos pode colocar esses dados facilmente ao seu alcance, reduzindo o tempo e o número de colaboradores para pesquisar dados cruciais para as negociações. 

Portanto, quando os contratos precisam ser renovados ou quando surgem acordos similares, as decisões já estarão alinhadas aos objetivos de seus negócios.

2 – Resolver pontos problemáticos em seu ciclo de vendas

Contratos com clientes, de uma forma ou de outra, representam o esforço e trabalho de sua equipe de vendas e são sempre indicadores de crescimento.

Mas a falta de atenção com os detalhes ou de um sistema inteligente que simplifique o processo de negociação pode levar a diversos percalços durante o processo. 

Entre os quais figuram cronogramas de entrega difíceis de cumprir ou manter, assim como preços desvantajosos.

Mas uma plataforma compartilhada de negociação, edição e assinatura eletrônica leva às equipes de vendas a fechar negócios com mais rapidez sem deixar de lado a conformidade.


3 – Validar bons fornecedores

Uma plataforma CLM pode ajudar na validação de fornecedores, o que contribui no processo de capitalizar oportunidades e acelerar o processo de contratação.

Ao combinar informações contratuais com dados financeiros, você pode saber se os termos estabelecidos estão sendo cumpridos de forma efetiva.


4 – Decisões compatíveis com o interesse da empresa

O software completo de gerenciamento de contratos também oferece a opção de definir alertas de acordo com critérios específicos.

Os recursos do CLM permitem que os responsáveis ou gestores de contratos recebam lembretes quando os contratos estão prestes a expirar ou precisam ser atualizados.

Essa prática é valiosa para analisar dados e decidir o que fazer garantindo que o contrato não expire ou não seja renovado automaticamente.

Portanto, ao usar uma solução automatizada há muito mais chances de que os contratos futuros sejam compatíveis com os interesses da empresa.

5 – Ineficiências do processo de contratação 

O CLM permite que você acompanhe facilmente os termos do contrato e outras condições durante todo o ciclo de vida do contrato.

Essa prática facilita produzir e gerenciar contratos que estão em conformidade com tanto com padrões regulatórios legais quanto os da empresa.

Dada a grande quantidade de contratos produzidos, salvos e compartilhados pelas empresas, identificar processos ineficientes ajuda as equipes a se tornarem mais produtivas e proativas.

Por fim, vale destacar que 80% dos negócios B2B são regidos por contratos, mas 85% das empresas ainda estão usam  processos manuais para gerenciar esses contratos e estão perdendo importantes insights para os seus negócios.

Quer organizar o ciclo de vida dos seus contratos, desde sua criação até armazenamento, recuperação e auditoria? Cadastre-se na nossa plataforma e descubra como a Juridoc pode ajudar você neste processo.

Avalie este post
Artigos que possam ser de seu interesse
Como definir o capital social da sua empresa?

O capital social é um instrumento fundamental para o nascimento e a vida de sua empresa! Ele serve ao mesmo Leia mais

Como se tornar empresário sem ter sócios no Brasil ?
Como se tornar empresário sem ter sócios no Brasil ?

Você quer empreender sem se associar, mas não sabe ainda qual o modelo de empresa escolher ? Apresentamos neste artigo Leia mais

No Comments

Post A Comment