O fim da saturação no Brasil vem por meio digital?

O fim da saturação na advocacia vem por meio digital?

O Brasil é um dos países com sistema judiciário mais congestionado no mundo inteiro. A adoção de sistemas digitais tem se mostrado muito efetiva no combate a esse problema. O processo eletrônico, por exemplo, é indubitavelmente um avanço que traz agilidade sem perder nenhum tipo de qualidade. Entretanto, a tecnologia também traz facilidade para os agentes desse sistema, como os advogados.

O nosso país ultrapassou a barreira de 1 milhão de advogados registrados na OAB. Isso significa um profissional para cada 200 habitantes. Como sobreviver a uma concorrência como essa? Em uma realidade onde mais de 200 mil escritórios estão em atividade, de onde poderá vir o ânimo para quem está iniciando na carreira?

O cenário parece desanimador. Mas há maneiras muito positivas de abordar essa questão.

A primeira delas é em âmbito geográfico. Um advogado de cidade pequena, por exemplo, poderia se enxergar em maus lençóis nessa estatística. Entretanto, a possibilidade de ter um escritório digital é uma alternativa para não depender da comunidade local para atender seus clientes. Através dele, você poderá ter uma carteira que inclua pessoas que moram a centenas (ou até milhares) de quilômetros da sua cidade. Perfeito. Mas chegar a estas pessoas?

Aí entramos no âmbito da demanda. Se já é difícil conseguir cliente que “visitam sua fachada” em trajetos cotidianos, como obter sucesso em outras cidades? Nesse caso, o marketing jurídico digital é ideal para “levar sua fachada” para o trajeto cotidiano de qualquer pessoa que use a internet e esteja procurando solução de algum problema específico. Respeitando os limites do código de ética da OAB, você consegue desenvolver o marketing jurídico do seu escritório e alavancar resultados expressivos em poucos meses.

Sugestão de vídeo: “Marketing Jurídico Digital: O que é e como começar?”
https://www.youtube.com/watch?v=C9ooTWRe0yI

Inclusive, já existem relatos no Brasil de um escritório que, através do marketing jurídico digital, conseguiu ter uma demanda maior na internet do que presencialmente e fechou o escritório físico. Sim, é possível manter uma atividade com altos resultados atuando exclusivamente com escritório digital.

Outra coisa que a produção de conteúdo para internet estimula muito é a hiperespecialização. E esse é mais um ponto essencial para combater a saturação do mercado.

Já que existem tantos advogados em atividade no país e nem tantas pessoas assim interessadas em iniciar processos, você terá maiores chances se tiver amplo conhecimento em alguma matéria muito específica.

Vamos supor que você se hiperespecialize em direitos trabalhistas de funcionários de empresas aéreas. Criando bom conteúdo sobre isso e dominando as peculiaridades desse tipo de processo, será uma questão de tempo até você ser autoridade no assunto. Quando este tipo específico de profissional precisar tratar de alguma questão judicial, quem ele irá procurar? As chances maiores são de ele optar por um advogado trabalhista ou um advogado trabalhista especializado em casos de funcionários de empresas aéreas?

Ter a internet à sua disposição para compartilhar esse conhecimento com pessoas de qualquer lugar do mundo também é um grande facilitador para potencializar suas especialidades e colocar seu nome como referência.

Por fim, mas não menos importante, chegamos ao âmbito mais precioso e que é o maior ativo de qualquer cidadão do mundo: o tempo.

A tecnologia e os meios digitais permitem que você faça muito mais em muito menos tempo. Para os advogados, isso fica muito claro com o uso de softwares de gestão de pessoas e processos. Eles orientam o profissional a se manter extremamente organizado, produzindo em grande escala e sem perder qualidade.

E existem inúmeras facilidades diferentes que podem ser encontradas em diferentes plataformas. Gestão de equipes, gestão financeira, automação de relacionamento com clientes (um atendimento de alta qualidade que economiza em até 70% o tempo do advogado), gerenciamento de documentos em nuvem, etc.

Para citar alguns exemplos, a ADVBOX centraliza em uma mesma plataforma diversas dessas funcionalidades. A Juridoc acelera sua vida ao oferecer uma solução de gestão de contratos para criar, negociar, assinar e gerenciar documentos. O RD Station permite que você construa um fluxo automatizado de contato por e-mail e estratégias de marketing.

Enfim, são diversas as opções disponíveis para se destacar no mercado de maneira tecnológica e inteligente sem altos investimentos. Como acontece em todos os grandes mercados do mundo, a saturação é um meio de selecionar visionários de acomodados.

O meio para pertencer à melhor fatia dessa separação está disponível para todos. Basta determinação e a decisão de utilizá-los.

Sobre o autor: 

Lucas Steinmetz (conhecido como Moita) é produtor de conteúdo para a internet desde 2007, YouTuber desde 2009 e se formou em jornalismo em 2014. Se especializou em marketing jurídico e SEO trabalhando na Koetz Advocacia (primeiro escritório 100% digital do Brasil) e atualmente atua na transformação digital de escritórios de advocacia com a ADVBOX.

[cp_modal display=”inline” id=”cp_id_9f7ee”][/cp_modal]

Avalie este post
Artigos que possam ser de seu interesse
Como definir o capital social da sua empresa?

O capital social é um instrumento fundamental para o nascimento e a vida de sua empresa! Ele serve ao mesmo Leia mais

Como se tornar empresário sem ter sócios no Brasil ?
Como se tornar empresário sem ter sócios no Brasil ?

Você quer empreender sem se associar, mas não sabe ainda qual o modelo de empresa escolher ? Apresentamos neste artigo Leia mais

No Comments

Post A Comment