CLM - um software de contratos indispensável em 2021

Por que sua empresa precisa de um CLM em 2021?

Em tempos de crise, as empresas buscam lucros rápidos, custos mais baixos, assim como usar os recursos disponíveis com mais eficiência. Neste sentido, o CLM apresenta uma das principais métricas para oportunidades de negócios.

CLM: 10 razões para investir nesta solução

Diante da atual crise devido à pandemia, muitas empresas de médio e grande porte estão utilizando plataformas e ecossistemas digitais para compensar negócios perdidos, gerar novas transações comerciais e dimensionar sua atuação no mercado. Sem dúvidas, o ano de 2021 tem mostrado o quanto é importante garantir o desempenho digital e gerenciar grandes volumes de transações de dados

Isto significa que processos de negócios digitais são cada vez mais comuns nas companhias para lidar melhor com um ambiente de mercado instável. Entretanto, apesar da crescente adoção de tecnologia, alguns obstáculos ainda persistem, principalmente quando se trata de lidar com contratos. Uma grande parte das organizações esquecem que os contratos desempenham um papel crucial em todas as áreas da empresa – tanto na gestão de clientes quanto na gestão de fornecedores ou no departamento de RH.  Sem mencionar o impacto diário da pandemia que torna a administração de contratos ainda mais complexa.

Se consideramos o quanto é difícil encontrar contratos sem gastar uma quantidade considerável de tempo ou ainda a dificuldade de encontrar no sistema central a versão mais atualizada, é lícito afirmar que o investimento em um CLM pode oferecer uma nova perspectiva para em termos de rastreamento e negociação.

Servindo-se de algumas experiências positivas de quem já usa a tecnologia CLM-  também conhecido como Contract Lifecycle Management (CLM) – projetamos a seguir todas as possibilidades que a sua empresa poderá usufruir ao criar um vínculo mais produtivo com os seus contratos. Confira!

1. Reduzir riscos na cadeia de suprimentos

Em primeiro lugar, o CLM pode reduzir os riscos do lado da cadeia de suprimentos, garantindo a conformidade em todas as fases do relacionamento com fornecedores. Aliado a isso, estão as oportunidades de negócios, ao passo que os contratos são assinados com mais rapidez e frequência.

2. Acelerar o processo de contratação

Com um conjunto expandido de recursos, um software de gerenciamento de contratos avançado e eficaz também pode ser crítico para o sucesso no lançamento de produtos, expansão global, contratação e outras atividades necessárias.

3. Reduzir a perda de receita por erros e ineficiências 

No geral, a Global Contract Management Association (IACCM) estima que processos de contrato ineficientes levam a uma perda média de receita para uma empresa de 9,2%. Logo a ineficiência do contrato reduz as margens de erros e agrega valor à reputação de uma empresa, visto que mesmo pequenos erros por ineficácia podem resultar em falta de conformidade, riscos e perdas.

4. Evitar atrasos em projetos

Aqui mais uma vez podemos citar as caras armadilhas da ineficiência. De acordo com a pesquisa realizada pela Forrester, a nulidade de um contrato por erros pode levar a 46% das empresas enfrentarem atrasos em projetos importantes ou ainda, 42% adiamento nas vendas.

5. Controle de prazos

Prazos de pagamento e rescisão diferenciados estão entre os maiores desafios do controle interno. O gerenciamento digital de contratos oferece controle abrangente de prazos, com os quais os clássicos Excel e as entradas de calendário do Google não conseguem lidar com eficiência. Neste contexto, o retorno obtido por notificações automáticas do CLM para cancelar ou renovar em tempo hábil um contrato ou ficar de olho nos prazos de pagamento garantem total controle das transações.

Gestão de Contratos: tudo o que você precisa saber

6. Melhor experiência do cliente

De acordo com uma pesquisa da Salesforce, 80% dos clientes dizem que a experiência do cliente  é, no mínimo, tão importante quanto seus produtos e serviços. Mas equivocadamente, muitas empresas investem pesadamente em suas equipes de vendas e processos apenas para descobrir que seus esforços são arruinados na fase de contrato.

A observação acima é esclarecedora no sentido de demonstrar o quanto as empresas esquecem que ninguém mais quer se preocupar com a impressão, assinatura, envio de fax de um documento, quando todas as outras áreas da vida profissional e privada já foram digitalizadas.

7. Compliance

Para as corporações além de obter mais agilidade e eficiência, é importante também manter a conformidade com a legislação e requisitos internos. Neste sentido, o CLM ajuda a criar templates e cláusulas padrão. Os modelos que correspondem aos regulamentos específicos podem ser usados ​​para todas as partes contratantes, incluindo clientes, fornecedores e funcionários.

8. Melhor adequação dos fluxos de trabalho

Assim como cresce a necessidade e a importância de redução de custos e conformidade, teletrabalho também aponta a necessidade de processos transparentes e colaborativos. Essa situação cada vez mais crescente exige procedimentos internos mais elaborados relativos à estruturação da revisão, adequação e finalização de contratos.

Com o CLM, é essa questão é resolvida com o gerenciamento de fluxo de trabalho predefinido como parte integrante do sistema. Essa dinâmica garante uma colaboração aprimorada entre os departamentos. Além de oferecer  informações sobre quem editou determinado conteúdo e em que momento.

9. Geração de receita mais rápida

Um contrato de vendas atrasado significa atraso na receita. Ao automatizar os processos de contrato (eliminando tarefas manuais), as empresas reduzem o tempo de processamento de contratos de semanas para minutos e geram vendas mais rápidas. Resumindo, o software de gerenciamento de contratos facilita a geração de receita, visto partes envolvidas podem acessar um contrato de qualquer lugar e de quase qualquer dispositivo.

10. Valor de contrato aprimorado

Por fim, você agrega valor a cada contrato celebrado pela sua equipe, evitando falhas na renovação, estando cientes dos próximos prazos, condições e especificações dos serviços prestados. De transações mais rápidas a melhores experiências para o cliente, de maior valor de contrato a maior conformidade, o CLM transforma seus contratos em métricas de negócios para a nova economia.

 


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