Como fazer uma carta de demissão ou carta de aviso prévio?

Como fazer uma carta de demissão ou carta de aviso prévio?

Chegou a hora de pedir demissão? Saiba como fazer uma carta de demissão ou de aviso prévio.

O que é uma carta de demissão?

A carta de demissão é uma comunicação formal do empregado para o empregador, comunicando sobre a decisão de deixar a empresa. A carta também pode ser por parte de quem emprega quando há demissão sem justa causa, no caso de contrato de trabalho por tempo indeterminado. A legislação determina que qualquer uma das partes que tome a iniciativa da rescisão faça essa comunicação para que seja cumprido um prazo de 30 dias de aviso prévio.

O que deve ser escrito na carta de demissão?

Antes de elaborar a sua carta de aviso prévio, é de bom tom que o funcionário comunique verbalmente o seu desejo de se desligar da empresa ao departamento de recursos humanos, supervisor ou gerente imediato. No documento, não se deve detalhar os pormenores sobre a questão que leva ao pedido de desligamento, ou seja, queixas e reclamações sobre a empresa ou colegas de trabalho.

O texto deve ser claro e objetivo limitando-se a descrever a vontade de se desligar da empresa e informando a partir de qual data não se estará mais disponível para a empresa. O empregador também poderá fazer um documento de demissão para um funcionário que deseja sair do emprego por ter encontrado outro mais adequado as suas expectativas.

Neste caso, a demissão será sem justa causa, e não haverá a necessidade de se cumprir o aviso prévio. Essa situação é bastante comum, e o desligamento poderá ser realizado de forma amistosa, o que permitirá a negociação ou dispensa dessa exigência.

Contrato de experiência e contratos por prazo determinados, não necessitam de aviso prévio, quando o encerramento for encerrado a termo, ou seja, o prazo estipulado ter chegado ao fim.

Carta de aviso prévio indenizado / trabalhado

Como indicar o aviso prévio na carta de demissão?

Na carta de demissão, deverá ser indicado se o empregado trabalhará ou não durante o aviso prévio. Caso a rescisão seja por iniciativa do empregador, será ele quem decidirá se o aviso prévio será indenizado ou trabalhado.

Se a demissão ocorrer por parte do empregado, o trabalhador tem a mesma obrigação de trabalhar pelo período estipulado pela legislação ou ressarcir a empresa pelo tempo devido (em forma de desconto no salário e/ou vencimentos). Como já mencionado, se houver negociação, a empresa também poderá optar pela dispensa do funcionário em relação ao cumprimento do aviso prévio, sem ônus para ambas as partes.

A carta de demissão poderá ser escrita das seguintes formas:

  1. Demissão sem justa causa, dispensando o empregado do cumprimento do aviso prévio.
  2. Demissão sem justa causa, exigindo do empregado o cumprimento do aviso prévio.
  3. Pedido de demissão por parte do empregado, comunicando o aviso prévio será cumprido.
  4. Pedido de demissão por parte do empregado, comunicando da dispensa do cumprimento do aviso.

Dados que não podem faltar na sua carta de demissão

O documento deverá conter o nome da empresa, a qual o funcionário está comunicando o desligamento, nome completo do empregado, CPF, número e série da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS. Deverá constar a data, local e assinatura das partes.

A formatação deve ser padrão, com o uso de fonte 12, espaçamento adequado entre linhas (1,5) e texto justificado. O documento deverá ser impresso em três vias, que deverão ser entregues para empresa, empregado e sindicato.

Obtenha o seu documento de forma simples e rápida

A carta de demissão ou aviso prévio é um documento que garante o encerramento da relação contratual de forma amistosa e o cumprimento dos direitos e deveres de ambas as partes. Tanto o empregado ou empregador que precisa fazer uma carta de demissão e, ainda tenha dúvidas sobre esta formalidade, pode acessar a plataforma online da Juridoc e obter este documento em apenas alguns cliques.

[cp_modal display=”inline” id=”cp_id_9f7ee”][/cp_modal]

Related Post
Contrato de trabalho: 10 dúvidas comuns
Contrato de Trabalho: 10 dúvidas comuns

A Reforma Trabalhista trouxe mudanças para o empregador e o empregado. Neste artigo, reunimos as 10 principais dúvidas sobre os Leia mais

Como se proteger com um contrato de trabalho?
Como se proteger com um contrato de trabalho?

Um dos instrumentos mais eficazes de proteção para uma empresa que precisa contratar colaboradores é o contrato de trabalho. Qual Leia mais

  • Readers Rating
  • Rated 2 stars
    2 / 5 (3 )
  • Your Rating


No Comments

Post A Comment