Modelos de trabalho híbridos são a solução para o futuro do trabalho?

Com a pandemia do Covid-19 e a necessidade do distanciamento social, a experiência forçada do trabalho remoto sem precedentes mostrou aos trabalhadores e empregadores que o desempenho não se limita ao escritório.

Entretanto, também revelou que trabalhar à distância sozinho também não é a solução.

Em vista disso, o trabalho flexível está no topo da agenda de várias grandes empresas. E em todas as partes do mundo, empregadores e colaboradores – estão descobrindo como regular esta questão da melhor maneira possível.

Os setores se voltam para examinar o que é possível e praticável em termos de home office e uma grande maioria tem focado no modelo de trabalho híbrido, uma mistura de trabalho de escritório e móvel.

No momento, as empresas ainda estão gerenciando isso de formas variadas. Alguns deram permissão aos funcionários para continuarem trabalhando remotamente até pelo menos 2021.

Outras trouxeram os funcionários de volta ao local de trabalho em horários diferentes e em grupos escalonados. Algumas ainda estão deixando inteiramente a cargo de seus trabalhadores decidirem onde se basear.

Mas as empresas em todo o mundo também estão começando a pensar no longo prazo, incluindo formas alternativas de estruturar a comunicação e os horários de trabalho.

Assim  como a presença física de uma forma mais eficiente e produtiva e as ferramentas necessárias para estruturação desta flexibilidade.

Então, porque o futuro do trabalho será cada vez mais híbrido? É o que vamos explorar para você neste artigo.

O que são modelos de trabalho híbridos?

Basicamente, o modelo de trabalho híbrido significa uma combinação de trabalho móvel, trabalho semimóvel e trabalho em um escritório.

Com essa modalidade de trabalho, os funcionários têm a escolha de como, quando e, essencialmente, de onde trabalhar melhor.

Isso também permite que eles harmonizem as demandas de sua vida profissional e privada conforme a necessidade.

Segundo alguns especialistas, o aumento do modelo de trabalho híbrido se deve ao fato de que, no mundo pós-pandemia, muitos desejam retornar ao escritório, mas não em tempo integral.

Em um local de trabalho híbrido , alguns funcionários dividem seu tempo entre o escritório e o trabalho remoto. Outros permanecem no escritório em tempo integral. Mas raramente todos os funcionários estão em uma sala ao mesmo tempo.

Por que o futuro do trabalho será cada vez mais híbrido?

Em primeiro lugar, durante o distanciamento social, muitos colaboradores perceberam os benefícios de trabalhar em casa, à medida que passam menos tempo no deslocamento, concentram-se melhor no trabalho e têm mais autonomia em relação às suas atividades.

Em vista disso, os empregadores também perceberam que os modelos de trabalho híbridos podem ser uma solução eficaz nesta situação de mudança, o que tem levado às  organizações introduziram uma cultura de trabalho flexível.

Exemplo disso é uma pesquisa com 12.000 gerentes, publicada pelo BCG Boston Consulting Group no segundo semestre de 2020 que revelou vários elementos que mostram que o futuro do trabalho será cada vez mais híbrido.

Na pesquisa Future Workplace, 87% das empresas disseram que desejam priorizar investimentos em tecnologia e infraestrutura digital que ofereçam suporte ao trabalho remoto sustentável.

Os empregadores buscam cada vez mais soluções e ferramentas que não  apenas ajudem os funcionários a realizar suas tarefas diárias, mas também para trabalhar com suas equipes e outros membros da organização – onde quer que estejam.

Neste contexto, os investimentos em infraestrutura física e tecnologias digitais têm se tornado cada vez mais essenciais para  tornar as transições entre o trabalho local e remoto o mais suave possível.

Visto que precisam oferecer  uma experiência coesa que pareça planejada e não “aleatória” e permita que os colaboradores façam o melhor no local ou remotamente.

Setores com maior potencial para o trabalho híbrido

Uma recente pesquisa da McKinsey & Company analisou o potencial de trabalho remoto – ou trabalho que não exige interação interpessoal ou presença física em um local de trabalho específico em vários países, como China, França, Alemanha, Índia, Japão, México, Espanha, Reino Unido e os Estados Unidos.

Foram analisadas mais de 2.000 atividades em mais de 800 ocupações com o propósito de identificar quais atividades e ocupações têm maior potencial para o trabalho remoto.

Para determinar o potencial geral desta modalidade para empregos e setores, foi usando o tempo gasto em diferentes atividades dentro das ocupações.

E o estudo descobriu que o potencial de trabalho remoto é mais alto para finanças e seguros têm o potencial mais alto, com três quartos do tempo gasto em atividades que podem ser realizadas remotamente sem perda de produtividade.

Já gestão, serviços de negócios e tecnologia da informação têm o segundo maior potencial, todos com mais da metade do tempo do funcionário gasto em atividades que poderiam ser efetivamente realizadas remotamente

Em todos os setores, 38% dos entrevistados esperam que seus funcionários remotos trabalhem dois ou mais dias por semana fora do escritório após a pandemia, em comparação com 22% dos entrevistados antes da pandemia.

Mas apenas 19% dos entrevistados na pesquisa disseram esperar que os funcionários trabalhem três ou mais dias remotamente.

Isso sugere que os executivos antecipam operar seus negócios com um modelo híbrido de algum tipo, com funcionários trabalhando remotamente e em um escritório durante a jornada semanal.

Conclusão

Não apenas as profissões estão mudando, o próprio trabalho também continuará a mudar no futuro.

Já é evidente que os escritórios tradicionais estão cada vez mais se tornando uma coisa do passado. Em vez de um local de trabalho fixo com mesa, computador, haverá um laptop e smartphone no futuro do trabalho – e as pessoas trabalharão em qualquer lugar.

Essa tendência provavelmente será fortalecida por novos avanços tecnológicos, mas as possibilidades de hoje já permitem trabalhar juntos em um projeto mesmo em grandes distâncias sem problemas.

Neste cenário, os modelos de trabalho híbridos podem e já estão se mostrando ser uma solução eficaz para as organizações à medida que avançamos para a próxima fase do trabalho.

Gostou deste conteúdo? A Juridoc oferece um hub de conteúdo sobre gestão de contratos, negócios e tecnologias que você pode receber gratuitamente. Assine a nossa newsletter e receba artigos atualizados todas as semanas.

Fontes: 

 

Related Post
Home office: saiba como aliar saúde mental e produtividade trabalhando em casa

A crise do novo coronavírus, Covid-19, modificou muitas relações e comportamentos rotineiros, fazendo com que as pessoas tivessem que adotar Leia mais

Como lidar com os obstáculos do trabalho home office?
Home office: como se organizar

Com a necessidade de isolamento social, devido à pandemia do novo coronavírus, o Covid-19, muitos profissionais precisaram se adequar ao Leia mais

  • Readers Rating
  • Rated 5 stars
    5 / 5 (2 )
  • Your Rating


No Comments

Post A Comment