5 dicas fundamentais para a negociação de contratos

5 dicas fundamentais para a negociação de contratos

Certas estratégias podem ajudar você na negociação de contratos e suas transações comerciais. Confira cinco dicas para fechar acordos bem-sucedidos.

Estratégias que ajudam na negociação de contratos

Em todo e qualquer tipo de negócios, é importante negociar os melhores termos e ter a certeza de que se criou um contrato bem elaborado que evitará qualquer litígio.

É importante compreender também que você é  livre para escolher os termos do seu contrato, mas desde que estejam dentro dos limites da lei.

Além disso, é preciso criar uma mentalidade de colaboração. Ou seja, quando um acordo é fechado, deve funcionar para ambos os lados.

Por isso, listamos 5 dicas para você fechar negócios com mais facilidade.

1 – Tenha objetivos claros

Em toda e qualquer negociação, você deve sempre ter objetivos claros. É importante fazer uma lista de metas antes de negociar com a outra parte.

Inicie fazendo a sua pesquisa, conheça leis, fatos e números relevantes. Por conseguinte, faça uma lista de tópicos que devem ser alcançados durante a negociação.

Considere o que você realmente precisa obter da outra parte e também decidir em quais áreas você está disposto a se comprometer.

2 –  Entenda os conceitos básicos dos contratos

Em qualquer acordo comercial, é recomendável usar um contrato bem escrito que ofereça clareza, estabeleça um bom relacionamento e proteção a todas as partes envolvidas.

Em vista disso, é útil entender os conceitos básicos da elaboração de contratos, mesmo que você não elabore seus próprios acordos. Esse entendimento auxiliará na revisão e interpretação dos contratos em que você faz parte.

3 – Transforme fornecedores em parceiros de negócios

Lembre-se, fornecedores podem tornar o produto ou serviço melhor e/ou mais barato e transformá-los em parceiros de negócios lhe oferece uma vantagem competitiva. Permita que seus principais fornecedores ajudem você a criar estratégias.

Uma negociação de contrato bem-sucedida significa que ambos os lados são beneficiados e lucram com um acordo justo e equitativo.

Um contrato assinado que beneficie ambas as partes fornecerá uma base sólida para construir um relacionamento duradouro com seu fornecedor.

Portanto, quando você tem um bom gerenciamento de contratos com seus fornecedores, você  prioriza relacionamentos de longo prazo, tem mais confiança para negociar e reduz custos. Tudo isso impacta diretamente na qualidade de seus produtos ou serviços.

4 – Defina termos importantes e avalie os riscos

Explique claramente todos os pré-requisitos, termos e condições essenciais, custo total, cronograma de pagamento, termos de financiamento, datas efetivas, datas de conclusão/ término, datas de renovação.

Analise e aborde os riscos e responsabilidades potenciais. Para cada contrato, avalie os passivos e riscos potenciais. Qual é o potencial de algo dar errado? E se ocorrerem imprevistos? Quem será responsável em caso de alguma violação?

Também não esqueça de prever termos de confidencialidade, se necessário, cláusula de não concorrência e resolução de disputas.

Por fim, seu contrato deve ser sempre claro, específico e focado. As sentenças devem ser curtas para evitar complexidade e ambiguidade. Em síntese, a clareza e consistência são requisitos básicos para negociações mais rápidas e eficientes.

5 – Automatize seus contratos

Revisar e negociar contratos pode ser uma tarefa bastante frustrante quando realizada por meio de processos manuais. Mas hoje existem plataformas que automatizam a criação do contrato e permitem, inclusive, a revisão e negociação online.

A automação de documentos poupa o tempo valioso de equipes jurídicas, de vendas e RH e revoluciona o processo de aprovação e negociação colaborativa de contratos e documentos em geral.

É possível rever e discutir o esboço internamente, convidar a parte interessada para negociar, sem perda de tempo e e-mails intermináveis. Quando o documento é finalizado, todos podem assinar online e o documento é armazenado de forma segura na nuvem. 

Em resumo, a automatização eleva a capacidade de negociação porque torna as equipes e organizações capazes de  de gerenciar as expectativas em cada etapa do processo de negociação do contrato.

Isso significa não apenas entender os negócios e as necessidades de um cliente em potencial, mas também munir-se de dados e recursos-chave que tornam esse processo mais dinâmico.

Esperamos que essas cinco estratégias o ajudem a melhorar as negociações de seus contratos. E se você quiser saber mais sobre o assunto, esse post sobre as 9 etapas do ciclo de vida do contrato também pode interessá-lo.

Related Post
10 dicas para uma negociação bem-sucedida de contratos

Considere estas 10 dicas para alcançar uma negociação bem-sucedida em seus acordos comerciais.  Bem-vindo a nossa lista de táticas de Leia mais

Clicksign – Alternativa ao software de gestão de contratos [Juridoc vs. Clicksign]

Juridoc e Clicksing são duas ferramentas usadas pelas empresas para assinar e gerenciar contratos e documentos em geral. Os softwares Leia mais

No Comments

Post A Comment

Gestão de ciclo de vida do contrato

(PDF Grátis)

Receba o guia completo e as melhores práticas sobre gestão de contratos em seu e-mail